Topo

Deep Purple anuncia turnê de despedida em 2017

Combate Rock

02/12/2016 14h49

Marcelo Moreira

Atual formação do Deep Purple (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Atual formação do Deep Purple (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A notícia surpreende não pelo seu teor, mas pela demora de seu anúncio. O Deep Purple pretende comemorar os seus 50 anos de criação, em 2017, com a decretação do fim de suas atividades, após longa turnê e um último álbum de estúdio.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, em Londres. O álbum sai em janeiro, intitulado "InFInite", sendo seguido por uma longa turnê mundial, a "The Long Goodbye Tour", que certamente passará pelo Brasil, onde já tocou dezenas de vezes.

O anúncio não surpreende, já que dois de seus atuais integrantes tem 71 anos – o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover.

O baterista Ian Paice, 68 anos, único membro da primeira formação da banda, sofreu um ataque cardíaco no ano passado, no m meio de uma turnê. Apesar de recuperado, seu estado de saúde inspira cuidados constantes desde então.

Sendo assim, era de se esperar que o Purple, em algum momento nos próximos meses, anunciasse a sua aposentadoria. O comunicado da banda é meio vago, mas dá a entender que irá parar com os shows e que provavelmente não lançará mais nada inédito.

Dos gigantes do classic rock, é mais uma que deixará saudades. The Who e Black Sabbath já tinham anunciado no ano passado que estavam parando, realizando até o final de 2017 suas últimas turnês. As duas bandas também não pretendem mais lançar trabalhos com músicas inéditas.

Resta agora saber quando haverá o anúncio do fim dos Rolling Stones, a banda de rock mais antiga em atividade, de forma ininterrupta – são 54 anos de carreira desde que subiram ao palco do Marquee Club em junho de 1962.

Os Stones acabam de lançar um álbum novo, "Blue & Lonesome", só com versões de clássicos de blues de alguns de seus ídolos, como Howlin' Wolf, Willie Dixon, Little Walter e outros mestres.

Nova turnê? Improvável, segundo bastidores do último giro mundial publicados pela imprensa inglesa. O maior empecilho, segundo alguns sites de rock, seria convencer o baterista Charlie Watts, de 75 anos, a encarar nova maratona de shows.

Pelo que pudemos ver no ano passado, no Brasil, Mick Jagger e Keith Richards, ambos com 73 anos, continuam em boa forma em cima dos palcos, mas até quando terão paciência para percorrer o mundo com apresentações de duas horas e meia?

Eles são persistentes, e devem aguentar mais algum tempo, mas é bom esperarmos para não muito breve o anúncio do fim dos Stones.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock