Topo

Os grandes Bob Dylan e Chico Buarque e... Lobão

Combate Rock

22/10/2016 21h30

Eugênio Martins Jr. – do blog Mannish Blog

Highway 61 Revisited, de Bob Dylan, também é um dos destaques do programa

Highway 61 Revisited, de Bob Dylan, também é um dos destaques do programa

Na quinta-feira, dia 13 de outubro de 2016, a academia sueca responsável pelo Prêmio Nobel de uma porrada de coisas anunciou que Bob Dylan, grande compositor… e cantor mais ou menos, ganhou o prêmio em literatura. Adoro o trabalho do Dylan. Tenho vários discos em vinil e em plástico e alumínio (CD pô).

Bom para ele. Ruim para a galera que escreve livros. Houve um certo celeuma. Como um cara que grava discos pode ganhar um prêmio desses? O que foi alegado é que suas letras estrapolaram e deram importância ao gênero canção. Eu mesmo não tenho opinião formada sobre isso, e na verdade, whatever.

O que me chamou a atenção é que o trabalho de Bob Dylan foi reconhecido. Foi, é, e sempre será. Não vejo os americanos, britânicos e outros países de língua inglesa desdenhando a obra desse artista. Diferente do que acontece aqui no Brasil com o Chico Buarque. E não adianta ficar nervosinho! Lê a parada até o fim que eu vou explicar.

Dylan é considerado um pilar da cultura norte americana. Chico Buarque, filho do escritor Sérgio Buarque, também é um dos grandes letristas do país. Construiu sua própria carreira ganhando dinheiro pelos próprios méritos, se assumiu posições políticas é por que vivemos em um país onde as pessoas podem ter essa escolha. Pelo menos até agora. Mas tá ficando bem sinistro.

É inimaginável pensar que o que acontece com o Chico Buarque, sendo abordado e ofendido por playboys na porta de restaurantes, possa acontecer com Bob Dylan por assumir suas posições, políticas ou até religiosas.

Na entrevista da "IstoÉ" dessa semana, uma revista que ninguém compra e não sei como sobrevive até hoje – aliás, porque a Lava Jato não investiga as empresas de comunicação assim como investigam as empreiteiras? – o Lobão diz que o Chico Buarque come capim. Com todas as letras.

Acho que isso merece resposta. Não que o Chico precise de alguém que o defenda, quanto mais eu, um redator de blog independente. Mas, como fã da boa música, deu vontade de fazer. Até porque os dois fatos aconteceram na mesma semana. E juro que nunca mais vou perder tempo com o que o Lobão disser.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA O LONGO ARTIGO DE EUGÊNIO MARTINS JR.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock