Topo

Blues Brasil: Igor Prado Band concorre a prêmio importante nos EUA

Combate Rock

01/05/2016 12h00

Marcelo Moreira

O guitarrista paulista Igor Prado, com sua Igor Prado Blues Band, tinha conseguido a proeza de ter sido o primeiro artista estrangeiro a alcançar a posição número um do ranking de audiência das principais rádios de blues dos Estados Unidos, isso graças ao último álbum da banda, "Way Down South", gravado com a Delta Groove All Stars.

Se não bastasse isso, agora a banda conseguiu outro feito inédito para estrangeiros nos Estados Unidos: a indicação para concorrer ao principal prêmio do 37th Memphis Blues Awards 2016, um dos mais prestigiados daquele país – para muitos, é o Oscar do blues. A premiação ocorre no dia 5 de maio. Se Celso Salim ganhou dois prêmios no Independent Music Awards (IMA), então agora é a vez de Igor Prado e seus comparsas.

"Way Down South" ainda vende bastante e surpreendeu até mesmo os maiores apoiadores do grupo brasileiro. Segundo a Living Chart Blues, o álbum da Igor Prado Blues Band liderou por meses em 2015 as paradas à frente de trabalhos de músicos respeitáveis, como Mike Henderson, Tinsey Ellis, Junior Wells e Robben Ford, entre outros. Nada mal para um guitarrista canhoto paulista que tocava em pizzarias e botecos de São Paulo e do ABC.

Um dos grandes nomes do blues nacional, aproveitou como poucos o fato de ser canhoto e extremamente habilidoso. Tornou-se conhecido com a Prado Blues Band, além de respeitado produtor cultural e de shows em geral.

Extremamente requisitado, não há um artista internacional do gênero que não o procure quando toca no Brasil sem banda própria – fruto de um trabalho de extrema qualidade desenvolvido nos Estados Unidos, onde é recebido "com tapete vermelho" por grandes bluesmen da Califórnia e da cidade de Chicago.

igorprado1

No Brasil, é comum vê-lo tocando com Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Ari Borger (tecladista e pianista), Ivan Marcio e muitos outros. Com pouco mais de 30 anos de idade, sua discografia ´de causar inveja a experientes músicos.

Com seu elogiado "Way Down South", creditado a Igor Prado Band and Delta Groove All Stars, o guitarrista aproveita sua ascensão constante e mostra cacife respeitável. Participam da obra os gaitistas Kim Wilson, Rod Piazza, Lynwood Slim, Mitch Kashmar, Omar Coleman e Wallace Coleman; os guitarristas Junior Watson e "Monster" Mike Welch (que, além da carreira solo, tocou na banda de Johnny Winter); os cantores Mud Morganfield (filho de Muddy Waters), Sugaray Rayford e J.J. Jackson, e a tecladista Honey Piazza (mulher de Rod; casal californiano é amigo pessoal de Igor Prado, sendo que este é frequente hóspede na elegante morada norte-americana).

Seu contrato é único entre os músicos brasileiros do estilo com uma gravadora norte-americana. Por enquanto o trabalho será distribuído no Brasil via Chico Blues, o grande selo/gravadora do gênero no Brasil, além de um acordo com a Livraria Cultura para também importar o álbum – existem também as versões digitais disponíveis no iTunes e na Amazon.

Quanto à música, prepare-se para um autêntico boogie woogie da gema, com os acentos californiano no timbre da guitarra extraordinariamente bem gravado ora alternados com os fraseados típicos do Mississippi, tudo permeado com o sotaque blueseiro de várias partes da América e a azeitada seção de metais que dá um colorido único ao trabalho.

Destaques? Escolha entre os vários: "Matchbox", "Big Mama Blues", "Baby Won1t You Jump With It", "Rooster Blues", "She's Got It", "Talk to Me Baby"…

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock