Topo

Jeff Beck lança em julho novo álbum e autobiografia

Combate Rock

10/04/2016 16h00

da equipe Combate Rock

O guitarrista Jeff Beck anunciou dois lançamentos para esse ano, após um hiato de seis anos sem um álbum de inéditas.

O primeiro é um novo disco de estúdio, que sai no dia 15 de julho, segundo site do músico. Entretanto, nenhum detalhe foi divulgado – nem o título do trabalho, nem os eventuais convidados especiais. O último CD com músicas inéditas de Beck é   "Emotion and Commotion", de 2010.

Entre os artistas que normalmente trabalham com o guitarrista estão as cantoras britânicas Joss Stone e Imogen Heap e a norte-americana Beth Hart, além da baixista australiana Tal Wilkenfeld.

A outra novidade é que finalmente Beck lançará a sua autobiografia, um livro esperado há mmais de uma década no mercado roqueiro. "BECK01" está previsto também para o mes de julho, mas por enquanto somente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

No ano passado, no entanto, o músico inglês colocou três produtos no mercado, um mais importante do que o outro.

jeff3

"Live in Tokyo" é um DVD/Blu-Ray que registra um show na capital japonesa em 9 de abril de 2014, em show bastante parecido com o que ele fez em São Paulo na época, no Best of Blues Festival. Deixando os clubes e pequenos teatros, aqui o ambiente é o amplo Tokyo Dome City Hall, que proporciona uma dimensão diferente ao som de Beck.

Com uma banda renovada – a baixista e vocalista Rhonda Smith ficou, agora acompanhada pelo baterista e guitarrista Nicolas Meier e pelo baterista Jonathan Joseph -, Beck deu prioridade aos temas instrumentais, como vinha fazendo ao longo deste século.

"Stratus", "Lede Boots", "Loaded", "You Know You Know" e "Big Block", peças importantes de seu repertório autoral, ressurgem mais pesadas e com arranjos mais modernos, enquanto que "Hammerhead" dá um toque de "modernidade" ao show.

"A Day in the Life", dos Beatles, surge menos empolada, mais simples e direta, assim como "'Cause We've Ended As Lovers", de Stevie Wonder, com dois soberbos solos do mestre.

O medley "Goodbye Pork Pie Hat / Brush With The Blues" faz uma ponte entre sua fase jazz rock e o retorno ao blues nos anos 2000, enquanto que "Where Were You" e "Danny Boy" trazem de volta as raízes folk e celtas não muito exploradas ao longo dos anos. "While give It Away" é uma concessão ao funk, com os vocais poderosos de Rhonda Smith.

jeff2

"Live +" (pronuncia-se Live Plus) é uma coletânea de músicas registradas ao vivo ao longo de 2014, e traz algumas novidades, como a presença de um vocalista para resgatar algumas músicas mais antigas, de suas fases rock e soul-funk, que abrangem o período de 1967 a 1974.

Jimmy Hall, antigo colaborador de Jeff Beck, se junta ao quarteto para recriar a maravilhosa "Superstition", outra pérola de Stevie Wonder, há muito tempo sumida do repertório, assim como a clássica "Morning Dew", da primeira encarnação do Jeff Beck Group, ainda com Rod Stewart nos vocais. Hall ainda mostra versatilidade na boa versão de "A Change Is Gonna Come" e na explosiva "Going Down".

De seu repertório mais tradicional, os destaques são "Loaded", "Big Block", "Hammerhead", "A Day in the Life" e uma sutil e delicada versão para "Little Wing".

Para fechar, duas músicas novas, gravadas em estúdios de Londres: "Tribal" e "My Tiled White Floor", com duas cantoras convidadas, Ruth Lorenzo e Veronica Bellino. Os temas são ligeiramente experimentais, com toques eletrônicos na primeira o que pode causar certa estranheza.

jeff1

O último produto da leva é um relançamento, mas que tem sabor de novidade: "Jeff Beck Performing This week… Live at Ronnie Scott's", CD/DVD de 2007, volta ao mercado em uma versão deluxe, em áudio.

O CD duplo finalmente traz o complemento do show, com a presença de Eric Clapton, que foi engolida oito anos atrás, provavelmente por questões de direitos autorais.

Também é possível ouvir as participações das cantoras Imogen Heap e Joss Stone, bem como os amigos da banda de rockabilly Big Town Playboys.

Clapton revive bons momentos do passado com "Little Bird Brown" e "You Need Love", standards do blues que tocava com Beck quando eram garotos em Londres, nos clubes apertados de jazz. Um shows de feeling e destreza.

A diva Joss Stone arrasa na versão de "People Get Ready", acrescentando mais dramaticidade, exatamente como fez sete anos depois em São Paulo, quando subiu ao palco com Beck.

A não menos diva – e um colosso de voz – Imogen Heap esbanja talento em "Rollin' and Tumblin"' e na curiosa "Blanket", enquanto os Playboys se divertem com Beck em números como "Crazy Legs", "Matchbox" e "train Bept Me Rollin"'.

Completo, o álbum com o show na famosa casa de jazz de Londres é obrigatório, já que traça um panorama completo da carreira de Beck, exceto por algumas das músicas emblemáticas da primeira fase do Jeff Beck Group. Mais do que obrigatório, é necessário.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock