Topo

Boas coletâneas de Gary Moore para apreciar sem moderação

Combate Rock

07/02/2016 16h00

Marcelo Moreira

"Esse cara precisa de um psiquiatra". O desabafo é do baterista inglês Ginger Baker, ex-astro do Cream e do Ginger Baker's Air Force e notório encrenqueiro. Ele se referia ao norte-irlandês Gary Moore, guitarrista virtusos e versátil, mais conhecido pelas baladas blues açucaradas que ficaram conhecidas no final dos anos 80.

Baker e Moore trabalharam juntos em 1993 no projeto que reúnia também o baixista escocês Jack Bruce, outro ex-Cram. O projeto BBM (Baker, Bruce and Moore) surgiu quase por acaso, de emergência, quando a reunião do Cream após 25 anos foi abortada por Eric Clapton. Na emergência, chamaram Moore, uma pessoa metódica e cheia de maneirismos, além de profundamente egoísta, nas palavras do baterista.

Pois o guitar hero irlandês mal humorado sempre foi sinônimo de trabalhos de qualidade e muito feeling. Começou tocando em Belfast, em 1969, com a banda local Skid Row (não confundir com a homônima americana de Sebastian Bach). Em 1972, pasou por Dublin, na outra Irlanda, onde conheceu o baixista Phil Lynnot e pasou uma curta temporada no Thin Lizzy, para em seguida criar a sua Gary Moore Band.

Gary-Moore-Gold-Of-The-Blues-2010-300x3001

No final dos anos 70 e meados dos anos 80 investiu no hard rock e no heavy metal, lançando álbuns excelentes e trabalhando ao lado de gente como Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Bçack Sabbath), Ian Paice, Deep Purple, Neil Murray (ex-Black Sabbath e Whitesnake) e Phil Lynnot.

Descobriu que podia ganhar dinheiro com o blues ao investir em versões baladeiras e açucaradas de clássicos do gênero a partir de 1988, quando seu hard rock começou a vender cada vez menos, em razão de temas repetitivos e álbuns criativos, mas com pouco apelo comercial.

A fase blueseira de Moore pode ser apreciada sem moderação em dois álbuns facilmente encontrados nas lojas especializadas em CDs e e DVDs que ainda sobrevivem.

garymmore1-300x300

"Gold of the Blues" é uma coletânea bem montada da fase blues, com 15 músicas, contendo as suas versões para alguns clássicos do blues, como "Need Your Love So Bad", "Oh, Pretty Woman", "Looking for Somebody" e o megahit de sua autoria, "Still Got the Blues".

"Guitar Mind Trip" também é uma coletânea, só que com 10 músicas, algumas contidas em "Gold of the Blues", mas contendo também regravações, com arranjos mais elaborados e sem tantos excessos como as gravações originais. Destaques para "Ball and Chain", "Driftin" e "I Love You More Than You'll Ever Know".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock