Topo

'Live in Hyde Park' é um grande epitáfio para The Who, um gigante do rock

Combate Rock

26/11/2015 06h38

Marcelo Moreira

THE WHO1

Depois de um decepcionante combo lançado no ano passado com um show da turnê "Quadrophenia", The Who se redime em parte com mais um lançamento em CD e DVD. "Live in Hyde Park" foi gravado em 26 de julho deste ano no famoso parque londrino, que também recebeu um show dos Rolling Stones em 2013, e também transformado em CD e DVD.

Pete Townshend e Roger Daltrey pareceram incomodados com algumas críticas sobre a apresentação registrada ne "Quadrophenia Tour". Em entrevistas concedidas antes do evento, os dois remanescentes da formação clássica disseram que pretendiam transformar o Hyde Park no auge das comemorações dos 50 anos de carreira do grupo.

Os dois cumpriram a promessa e fizeram um grande show – talvez porque a banda funcione melhor, atualmente, tocando todos os velhos hits de sempre. "Quadrophenia" sempre foi descrito como uma obra quase irreprodutível ao vivo, o que pode ter explicado as dificuldades do Who na turnê de 2012-2013.

Foram 65 mil pessoas que presenciaram uma banda afiada e com vontade, ainda que a dupla septuagenária tenha demonstrado um pouco de cansaço em algumas partes, mas nada que possa ser comparado ao frustrante momento nos palcos de três anos atrás.

O concerto teve 17 canções tocadas em um pique forte, com algumas gemas resgatadas e inseridas entre os hits de sempre. A icônica "Love Reign O'er Me", de "Quadrophenia", volta ao repertório regular, ainda que exija demais da voz de Daltrey.

O hit "quase" adolescente "Pictures of Lily" ganha nova chance em uma roupagem mais pesada, enquanto "The Seeker" ressurge com uma base mais suingada e quente.

A trinca que fecha o primeiro CD tem uma boa dose de novidade. "Bargain", do maravilhoso álbum "Who's Next", perde um pouco de sua carga dramática ao vivo, mas ainda é uma canção forte com as guitarras dos irmãos Townshend – Simon, o irmão mais novo de Pete, ainda está na banda de apoio, posto que ocupa há mais de 15 anos.

"Join Togehter", single de sucesso de 1972, é outra raridade resgatada, mesmo que não tenha empolgado quando foi executada na turnê de retorno, em 1989 – mais pop e menos ambiciosa, a versão do Hyde Park agradou. Na mesma toada, "You Better You Bet", talvez o último grande hit da banda, soa mais poderosa em sua versão 2015, embora os vocais de Daltrey aqui evidenciem o peso da idade e o desgaste de sua garganta privilegiada.

O registro é importante porque praticamente fecha a história ao vivo de um dos gigantes do rock – um encerramento digno para uma banda cinquentenária.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock