Topo

Edú Marron lança single e clipe da música 'Urbano Blues'

Combate Rock

05/09/2015 07h06

Marcelo Moreira

Edú Marron é um dos mestres da guitarra brasileira atual. Jovem, faz questão de procurar o novo, o inusitado, e mistura tudo, do blues, que está no seu DNA, ao funk, ao jazz, ao rock, à MPB, ao rap. E está divulgando um trabalho novo, o videclipe da música "Urbano Blues".

Exalando uma brasilidade que é latente em seu trabalho, o guitarrista adiciona um suingue não muito tradicional ao blues, mostrando versatilidade e inteligência, com arranjos simples e diretos.

A guitarra é a guia, como nao poderia deixar de ser, mas aparece bem menos do que deveria, o que não é ruim, mas poderia acrescentar um colorido maior e uma canção ensolarada que quase esbarra no reggae.

Ex-skatista profissional, Marron tem sua trajetória musical parecida com a do ex-surfista Jack Johnson, hoje um nome gigante do mercado internacional fazendo uma mistura de folk e pop ao violão acústico. O brasileiro, entretanto, gosta mesmo é de eletricidade.

 

Ainda que Hendrix seja uma referência óbvia e celebrada, o guitarrista faz questão de destacar a sua versatilidade. "Algum Lugar", seu mais recente álbum, que é duplo, traz uma mistura bem variada de funk, samba, groove e o que ele chama de swing brasileiro, incluindo música eletrônica, hip hop, groove/rock.


O guitarrista tem outras facetas, além de tocar e andar de skate. É um designer e um artista gráfico de excelente qualidade, um dos profissionais do ramo mais requisitados de São Paulo, e que está expondo um pouco deste seu lado em eventos culturais multimídia.

"Amo andar de skate, apavorei muito nas pistas de São Caetano do Sul e São Bernardo, no ABC, mas a guitarra falou mais alto em um determinado momento da minha vida. Foi a hora de misturar tudo o que aprendi ouvindo mestres como Hendrix, Buddy Guy, George Benson, James Brown, Djavan e também Bob Marley. Creio que a versatilidade e o ecletismo são algumas de minhas marcas como artista", diz o guitarrista.

Sobre o som, a melhor amostra do trabalho do guitarrista é o CD "Algum Lugar", que é bem variado, e mostra algo difícil de se conseguir no mundo musical: o timbre reconhecível da guitarra.

É possível ver um estilo próprio no trabalho de Edú Marron, em especial quando ele parte para o ataque nos grooves, onde descamba para um funk alucinado, mas de extremo bom gosto.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock