Topo

Rápido panorama do metal nacional - 11

Combate Rock

11/03/2015 16h03

Marcelo Moreira

Addicted-To-Pain-Queen-Of-All-Lies

Addicted to Pain – Quatro músicos conhecidos de São Paulo se deram tão bem ao acompanhar Warrel Dane (ex-Nevermore) em turnê pelo Brasil em 2014 que resolver montar um projeto ousado e instigante. "Queen of All Lies" é um EP de alta qualidade que contou com a produção sempre precisa e esmerada da dupla Brendan Duffey e Adriano Daga, estúdio Norcal. O EP é um aperitivo de heavy metal tradicional com muita técnica e peso, explorando bastante os solos de guitarra e o vocal bem azeitado de João Paulo Pretti, vocalista e tecladista. Completam o time o guitarrista Thiago Oliveira (Seventh Seal), o baixista Fábio Carito (Shadowside e Suprema) e o baterista Marcos Dotta (Skin Culture), mais a participação especial de Junior Carelli (Noturnall). Que venha logo o álbum completo.

Imbyra-capa

Imbyra – O álbum desta banda foi muito aguardado, mas demorou demais para sair e a expectativa se dissipou aos poucos. Capitaneado pelo experiente baterista Fabricio Ravelli(ex-Hirax, ícone thrash da Califórnia), o grupo mostra em "The Newborn Haters" uma qualidade absurda de produção e execução, como era de se esperar, mas ele difere bastante do álbum anterior, "I Now Proclaim". A associação com alguns trabalhos mais recentes do Paradise Lost é imediata, mas o Imbyra mostra personalidade e vai além do doom e do death sombrio e tenebroso. Houve mudanças na formação, mas que aparentemente impulsionaram a banda para um som bem mais pesado, remetendo em algmas passagens ao Candlemass. É de se louvar a coragem de Ravelli, baterista dos bons, ao trocar de instrumento e assumir guitarra e vocais, à la Dave Grohl no Foo Fighters. "Buried Hours" e "I'm Your Hell" são excelentes e as melhores do álbum.

amencorner

Amen Corner – Black metal de primeira linha, a tradicional banda curitibana mostra novos conceitos e um som moderno e aceleradíssimo em seu novo trabalho "Christ Worldwide Corporation". As mudanças na formação adicionaram uma qualidade técnica no instrumental, cada vez mais pesado, e os temas antirreligiosos e anticristão ganham força em letras mais bem elaboradas. Continua no primeiro time do black nacional, e este trabalho reforça essa posição.

silver-mammoth

Silver Mammoth – "Pride Price" é o mais recente trabalho desse quarteto de São Paulo já com uma boa estrada. Classic rock quase hard, a banda faz um arroz com feijão bem azeitado e despretensioso e agrada. As músicas têm um instrumental coeso, mas sem grandes elaborações, com a guitarra assumindo a predominância em todos os temas – até demais, deixando o baixo em posição pra lá de coadjuvante. "Pride Price" é um trabalho agradável e bem honesto, mas a falta de ambição nas composições e arranjos deixa a impressão de faltam coisas que poderiam melhorar o desempenho geral.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock