Topo

Elvis, 80 anos

Combate Rock

08/01/2015 16h08

Marcelo Moreira

Elvis-Presley

Sem Elvis Presley não existiria rock – ou ele seria bem diferente, e muito pior e mais chato sem o Rei. O cantor caipira de Tupelo decidiu entrar em um estúdio em 1953 para gravar um disquinho de vinil para presentear a mãe e acabou provocando aquela que talvez seja a maior virada da história música e da cultura popular em geral. Criou um monstro, para nossa alegria, um trem desgovernado que resultou em uma gigantesca indústria de entretenimento.

A criação acabou engolindo o criador, mastigou-o e o relegou a um ostracismo que não merecia. Elvis faria 80 anos se estivesse vivo, e provavelmente seria tão cultuado e reverenciado como o quase nonagenário B.B. King. outro rei, mas do blues. Morto em 1977, aos 42 anos, vítima de problemas cardíacos em consequência de abuso de remédios. Deixou uma cratera lunar como lacuna na cultura contemporânea e virou objeto de culto messiânico incomparável – multiplique por trilhões a veneração que existe atualmente por Raul Seixas.

Clique aqui para ler o belo trabalho que o blog da Rádio UOL fez para lembrar os 80 anos de nascimento do rei Elvis Presley.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock