Topo

Pedra lança quatro músicas inéditas

Combate Rock

22/11/2014 15h07

Jader Faust – do blog Vamos Curtir Um Barato

A banda Pedra lançou recentemente, na Rádio Brasil 2000, 4 músicas inéditas que irão integrar o terceiro disco de estúdio da banda, mas falarei sobre isto um pouco mais a frente.

Antes quero falar um pouco sobre a banda, o início, a história e seus integrantes. A banda iniciou os trabalhos no ano de 2005, ali estavam Xando Zupo, Luiz Domingues e Rodrigo Hid. Como músico convidado estava Alex Soares, que junto com os outros três integrantes já citados, gravaram em 2006 o primeiro e homônimo disco da banda, mais precisamente em junho daquele ano.

Aqui abro um grande parênteses para falar sobre a formação da banda. A história de seus integrantes se confunde com a história do Rock nacional das últimas décadas, Luiz Domingues é o baixista da banda, para quem ainda não o conhece, ele fez parte da banda A Chave do Sol, banda emblemática dos anos 80, que enquanto todos entravam de cabeça no tal de BRock, a banda investia no Rock n Roll.

Depois de muitos anos na A chave do Sol, vendo inclusive a banda de enveredar por caminhos que não lhe agradaram muito, Domingues tinha vontade de montar uma banda com a estética e a filosofia dos anos 70. Passou por algumas, e chegou até a Sidharta, junto com Marcello Schevano e Rodrigo Hid, isso tudo no ano de 1999. Só faltava um baterista, então Luiz convidou ninguém mais ninguém menos que Rolando Castelo Junior.

O baterista sugeriu que a banda abandonasse o nome e se apresentasse sob a alcunha da Patrulha do Espaço. Era assim formada uma das formações mais sólidas da banda, que perduraria até o ano de 2004. AQUI você mais sobre esta formação, e sobre o disco que foi um divisor de aguas para este que vos escreve.

Por tudo isto e por ser um cara muito gente fina, escrever muito é que Luiz Domingues merece todo meu respeito e admiração, no final da matéria deixarei os links dos blogs que Luiz escreve, sempre com maestria e autoridade nos assuntos.

Como você leu, Rodrigo Hid teve na Patrulha do Espaço seu primeiro trabalho verdadeiramente reconhecido, lá ele fazia guitarras, teclados e vocais. Ou seja, bebeu direto da fonte do verdadeiro Rock n Roll, com lendas como Junior e Domingues.

O guitarrista e vocalista Xando Zupo, também participou da Patrulha, mas antes ele tocou com a banda Harppia, um pouco antes da gravação do segundo álbum, Sete. A banda Harppia é outro marco do Rock feito por estas terras.

Pedra (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Pedra (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Depois da Harppia Xando fez sua estria em estúdios, gravando com a Patrulha o disco Primos Inter Pares, um disco puxado para o Heavy Metal oitentista, como o próprio Luiz Domingues fala em seu blog. Após sua passagem pela Patrulha, Zupo se dedicou exclusivamente a Big Balls, banda a qual fazia parte desde os tempos em que tocou com a Harppia. Em 1996 lançaram o ótimo disco homônimo, e em 2001 a banda encerra suas atividades. Depois disto Zupo montou um estúdio, lançou um disco de "internet" e finalmente montou o Pedra.

Como já mencionei antes, em 2006 foi lançado o primeiro disco da banda, ótimo disco por sinal e facilmente encontrado no mercado livre a um preço bem bacana. A banda é simplesmente uma banda de Rock n Roll, e quando falo simplesmente, não estou desmerecendo a mesma, e sim engrandecendo, pois hoje em dia, encontrar uma banda que faça Rock n Roll de verdade é muito difícil.

Logo após o lançamento do primeiro disco, o grupo convida Ivan Scartezini para assumir as baquetas da banda, Ivan não possui uma história tão rica como os outros integrantes, mas em nenhum momento deixa transparecer esta "inexperiência".

Com a formação já consolidada, em 2007 lançam o CD Pedra II. Com uma ideia nova, convidam o artista Diogo Oliveira para fazer uma revista, que serviria como encarte do CD. Pelos relatos que li, o trabalho ficou muito bom. Este infelizmente é item raro, nem eu possuo um deste (se alguém tiver um dando sopa pode mandar para mim viu). O CD é facilmente encontrado para download, a própria banda disponibiliza.

O Pedra II já é um disco mais bem trabalhado, com alguns rocks diretos, como Saiu de Férias e Rock'n Não, temos ainda letras e sons viajantes como Jefferson Messias entre outras. Ainda é deste disco a sensacional releitura de Filme de Terror, música de Sergio Sampaio.

Depois disto a banda lançou alguns outros singles, e esboçava um terceiro disco. Mas, resolveram tirar umas férias, e neste ano voltaram, primeiro com uma apresentação matadora no CCSP ao lado da banda Tomada, no vídeo abaixo você confere a faixa Filme de Terror deste show.

https://www.youtube.com/watch?v=OlOSLaUkFlU

E eis que chegamos aos dias atuais, onde a alguns dias a banda lançou na rádio Brasil 2000 4 singles que farão parte do novo disco, já batizado de Fuzuê. Segundo entrevista da banda que você pode ouvir na integra neste link AQUI, eles ainda não sabem como vão lançar este disco, tendo em vista o cenário do mercado de CDs atual. Uma boa notícia é que Zupo comenta nesta entrevista que hoje, ele compra discos de vinil, o que seria uma ótima notícia para os fãs do balachão que teriam um lançamento muito bacana, de uma grande banda de Rock n Roll, mas isto é um sonho e especulação deste que vos escreve.

O que é fato é que eles lançaram o rock Furos nos Sapatos, a mistura de vários ritmos de Amém Metrópolis, a swingada Segunda Feira e Os Teus Olhos, uma balada com intervenções muito bem feitas de sax. Pedra é isto mesmo, um caldeirão sonoro, onde toda música boa tem espaço, sempre calcado no bom e velho Rock n Roll. Os vídeos a seguir são os vídeos oficiais das músicas, estão todos no canal da banda no Youtube e todos tem ilustração do artista já citado Diogo Oliveira.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock