Topo

Notas roqueiras: Hatematter, AcllA, The Hives...

Combate Rock

29/09/2014 17h00

da equipe Combate Rock

hatecapa

– O ilustrador carioca Harald Stricker, conhecido pelo seu trabalho em "Independência ou Mortos", assina a arte de capa do segundo álbum da banda Hatematter. A arte de "Foundation" retrata o personagem central da trama: Hari Seldon, criador da Psico-história. "Escolher o Harald para fazer as ilustrações me pareceu sensato desde o início do projeto. Um grande conhecedor de ficção científica, apaixonado pelo tema, e que saberia retratar fielmente toda a ideia que queríamos passar", analisa o baixista André Martins. "Não vejo a hora de divulgar as ilustrações internas de cada faixa do álbum… Será um belo trabalho tanto para os fãs de metal quanto de ficção científica", acrescenta. Guilherme Souza (vocal), André Martins (baixo), Rodrigo Flausino e Mauricio Pastori (guitarras) e Tiago Shade (bateria) planejam lançar o novo álbum até o final do ano. O material, gravado no estúdio Norcal (SP) ao lado dos produtores Brendan Duffey e Adriano Daga, será parcialmente baseado na trilogia clássica "Fundação", de Isaac Asimov – eleita, em 1966, a melhor série de ficção científica de fantasia de todos os tempos.

– A banda AcllA continua as gravações de seu segundo álbum, "Pindorama". Tato Deluca, Attílio Negro e Igor Busquets (guitarras), Pedro Carvalho (baixo) e Victor Busquets (bateria) pretendem enfatizar a mescla do heavy metal com a música indígena e a exploração de ritmos e das percussões. Vindo de encontro aos objetivos, os músicos convidaram o Arandu Arakuaa para participar das gravações. "Quando ouvi pela primeira vez o Arandu Arakuaa, percebi que estava diante de uma banda única, que faz um som totalmente original, ligado diretamente às raízes da nossa terra. Era justamente isso que estávamos buscando colocar no 'Pindorama', mas como somos pessoas da cidade grande, todos os instrumentos indígenas, CDs com cânticos, contato com os povos, tudo é muito caro e restrito", explica Tato Deluca.  O vocalista então entrou em contato com o guitarrista Zândhio Aquino, líder do Arandu Arakuaa para uma parceria. "Percebi que eles poderiam trazer esses elementos para o álbum, algo que seria extremamente gratificante para as duas bandas. Afinal, 'Pindorama' é uma desconstrução da história da invasão da nossa Terra e destruição da cultura e dos povos originais. Ele adorou a ideia, e deu no que deu", analisa o vocalista sobre a união que visa fortalecer o movimento da "Nova Onda do Metal Brasileiro". Assim como AcllA e Arandu Arakuaa, bandas como Armahda, Cangaço e VoodooPriest incorporaram as manifestações tradicionais da cultura brasileira em suas obras.

– a banda sueca The Hives fará um show extra em São Paulo (SP) no dia 16 de Novembro no Cine Jóia. O grupo sueco de garage rock surgiu em 1994 e atualmente conta com Howlin' Pelle Almqvist (vocais), Nicholaus Arson (guitarra), Vigilante Carlstroem (guitarra), Dr. Matt Destruction (baixo) e Chris Dangerous (bateria). O The Hives, conhecido pela "hilária glorificação própria" e por se apresentar em diferentes tipos de roupas em preto e branco, atraiu a atenção do público e da mídia no início dos anos 2000 como um grupo de garage rock revival, tocando o mais puro garage punk. A coletânea "Your New Favorite Band" (2001) incluiu a mais conhecida música da banda, "Hate to Say I Told You So".  
O grupo segue promovendo seu mais recente álbum, "Lex Hives", lançado em março de 2012 através de seu próprio selo, Disque Hives. Neste ano, os suecos se apresentarão em São Paulo junto dos ingleses do Arctic Monkeys e farão um show extra no Cine Jóia, onde executará seus maiores hits para um público seleto num show intimista e especial. 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock