Topo

Base Rock e QueroRock, boas iniciativas para apoiar bandas novas e autorais

Combate Rock

29/09/2014 11h50

Marcelo Moreira

Quem disse que ninguém está fazendo nada para buscar alternativas para ao rock autoral no Brasil? Não se pode negar que a proliferação das bandas covers desestabiliza o mercado e toma espaço das bandas autorais. As reclamações, ame alguns casos são pertinentes, mas isso pouco importa para seis bandas nacionais que se uniram para tentar "reconectar o rock ao cenário nacional e abrir espaço na mídia para novas bandas autorais".

A iniciativa é ousada e ambiciosa, quando não utópica, mas ao menos parte dos músicos se movimentou para procurar alguma solução para a falta de locais para tocar. São as bandas Sioux 66, Burlesca, Mattilha, Shocker, Trezzy e SUN, que se uniram no projeto Base Rock, que tem como ideia principal fortalecer a cena do rock nacional e abastecer o mercado musical com novas bandas autorais.

De acordo com seus integrantes, o objetivo maior da Base Rock é organizar eventos periódicos a cada 40 ou 60 dias, aproximadamente, em casas noturnas da capital paulista, mantendo parte do elenco dessas bandas e abrindo espaço para outros grupos autorais. O primeiro evento ocorreu no último dia 20 de setembro, com a presença de cinco dos seis organizadores, que apresentaram o projeto e fizeram um pocket show na casa noturna Hole Club.

"Passamos um hiato nesta última década, mas o rock existe e tem muita banda nacional nova, autoral e de qualidade que merece espaço no mainstream. Nossa bandeira é reerguer a cena do Rock'n'Roll no País, porque juntos somos mais", conta Bento Mello, guitarrista do Sioux 66 e filho do cantor Branco Mello, integrante dos Titãs. "Queremos abrir espaço para novas bandas de Rock entrarem no mercado."

Os planos do Base Rock também incluem a realização do festival itinerante chamado "Fome de Rock". O festival terá cunho social, com previsão para acontecer nos meses de novembro e dezembro deste ano. Os shows terão a participação das seis bandas envolvidas na Base Rock, uma seletiva de bandas autorais independentes e mais uma atração convidada já conhecida pelo grande público.

Cartaz com os integrantes das bandas que formam o Base Rock

Cartaz com os integrantes das bandas que formam o Base Rock

Outra iniciativa criada pelo projeto é a rádio Base Rock, na web. Ao acessar o site do projeto, o internauta já estará sintonizado na programação e ficará por dentro de todos os passos do projeto, além de ouvir um repertório musical recheado de novas bandas nacionais.

 

Quem também aposta em música nova, com artistas novos, é o site QueroRock, que fez uma parceria muito interessante com a Base Rock. O site se dedica a divulgar artistas sem para tocar ou divulgar seus trabalhos e teve uma repercussão acima do esperado em pouco mais de seis meses de atividade. 

O próximo evento da empresa será o QueroRock Fest, que começa hoje. Serão cinco dias de festival em recinto fechado, "no conforto do seu sofá ou na frente do seu computador para ver dez bandas autorais de destaque do cenário brasileiro". Em princípio, o esquema se assemelha ao projeto bem-sucedido Estúdio Showlivre, que transmite apresentações pela internet.

 "O evento terá um formato inovador, pois será inteiramente transmitido via internet e não terá presença física. Dessa forma, conseguimos transmitir o show da banda sem fronteiras e o fã/internauta poderá assistir online no formato 'Pague Quanto Puder', que acontece por motivação das bandas com o fornecimento de recompensas aos  apoiadores", explica o executivo Carlos Santos, um dos responsáveis pelo site.

O sócio do QueroRock explica que a intenção é atrair aquele usuário que se interessa em conhecer novas bandas. "O objetivo é criar uma nova referência para o público que está na internet. Além de uma nova forma de entretenimento, queremos que conheçam este novo canal de divulgação de trabalhos independentes de Rock", diz. "Quando uma pessoa pensar em conhecer uma banda nova, queremos que ela pense na QueroRock: escute, conheça, avalie novos sons e depois passe a assistir shows online no 'QueroRock Fest."'

Os shows serão todos transmitidos via Netshow.me, a partir do estúdio Nimbus (SP), em https://netshow.me/artistas/querorock-fest.

Agenda "QueroRock Fest":

29/09 – INSANA + REPLACE
30/09 – SANATORI#1 + UNBLACKPULSE
01/10 – SIOUX 66 + MATTILHA
02/10 – TALLENE + PROJECT46
03/10 – REXOR + THREAT

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock