Topo

Eric Gales é a atração do blues no Gillan's Inn, em São Paulo

Combate Rock

27/08/2014 12h00

Marcelo Moreira

 

Eric Gales (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Eric Gales (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A cidade de São Paulo quase ficou sem o show do excepcional guitarrista norte-americano Eric Gales, que está no país pela terceira vez.  Às vésperas do embarque para o Brasil, ele tinha datas marcas para Rio de Janeiro, Goiânia e Natal, mas nada da capital paulista, por incrível que pareça. Mas eis que o baixista Ugo Perrota, carioca amante do blues e um dos responsáveis pela turnê brasileira, agendou para amanhã um shows no confortável Gillan's Inn Pub, agora em novo endereço.

Referência quando se fala em blues atual, Gales surgiu na leva de prodígios guitarristas no final dos anos 80 e início dos anos 90. Comparado a Stevie Ray Vaughan, chamou a atenção também pela forma extravagante como toca – destro, inverte o instrumento, como se fosse um canhoto, mas sem inverter as cordas. Com timbre único e cristalino, ficou mais conhecido com alguns clipes na MTV, mas curiosamente sua carreira não deslanchou como a dos concorrentes, em especial os brancos Kenny Wayne Shepherd, Derek Trucks e Jonny. Chegando aos anos 2000, também foi ultrapassado por John Mauyer e Joe Bonamassa, e mais recentemente por Gary Clark Jr.

Precoce, começou a tocar guitarra aos quatro anos de idade ao lado do irmão mais velho Eugene Gales – outros dois, Manuel e Daniel, também são músicos, que tocam vários instrumentos, incluindo a guitarra. Aos 11 anos ganhou concursos regionais de blues amador nos Estados Unidos, sendo imediatamente comparado a Jimi Hendrix. Mesmo contra a opinião de vários familiares, o destro Eric foi influenciado pelo avô Dempsey Garrett, que o incentivou a tocar como canhoto, seguindo alguns exemplos como Muddy Waters e Howlin Wolf – com a guitarra invertida e sem mexer na posição das cordas.

Ao lado do irmão Eugene Gales (baixo e vocal) e de Hubert Crawford Jr. (bateria), lançou em 21 de maio de 1991 o primeiro disco da chamada Eric Gales Band, com o hit "Sign of the Storm" ganhando as rádios e a MTV. Nesta época também ganhou uma votação dos leitores da Guitar World Magazine como "o melhor novo talento", enquanto a Spin Magazine aclamava sua música como "coisas de lenda". Os fãs de Eric Gales incluem Carlos Santana, Mick Jagger, Keith Richards, B. B. King e Eric Clapton.

Com 12 álbuns em seu currículo, Eric Gales já esteve duas vezes no Brasil, em 2003 e 2006 quando lançou o disco "Crystal Vision". Artista principal da Experience Hendrix Tour 2014 organizado por Janie Hendrix, irmã de Jimi Hendrix , foi eleito em 2010 o melhor guitarrista de blues dos EUA.

Para os shows no Brasil, Gales terá a companhia de uma banda brasileira:  Ugo Perrotta (baixo, ex-Big Allanbik) ), Alexandre Papel Loureiro (bateria ) e Fred Sunwalk (guitarra), a mesma banda que sempre o acompanhou nas últimas duas vezes que veio ao Brasil.

SERVIÇO:

Eric Gales

Gillan's Inn – Rua Marquês de Itu, 284 – Vila Buarque – São Paulo/SP – 11 3129.8710

Data: 28 de agosto

Horário: 19h30

Preços: R$ 60 a R$ 80

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock