Topo

Última aparição pública dos Beatles, com show em telhado, completa 45 anos

Combate Rock

31/01/2014 16h57

do UOL, em São Paulo

  • Show dos Beatles no telhado da Apple Studios, em LondresShow dos Beatles no telhado da Apple Studios, em Londres (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Há 45 anos, no dia 30 de janeiro de 1969, os Beatles se apresentavam juntos pela última vez, com um show em Londres.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston fizeram uma apresentação surpresa no telhado da sede da gravadora Apple, no centro comercial da capital inglesa.

O show durou 42 minutos e o set list incluiu nove takes de cinco canções –"Get Back", "Don't Let Me Down", "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony"– antes de ser interrompido pela Polícia Metropolitana. Cenas do show foram usadas posteriormente no documentário "Let It Be", de 1972, e gravações de "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony" entraram no LP de mesmo nome.

Não se sabe de quem foi a ideia do show, mas consta que a decisão foi tomada poucos dias antes. De acordo com o livro "The Complete Beatles Chronicle", de Mark Lewisohn, George trouxe Preston na esperança de que um músico de fora pudesse ajudar o grupo a manter o foco.

"Havia um plano para tocar ao vivo em algum lugar. Estávamos pensando para onde poderíamos ir –Ah, o Palladium ou o Sahara'. Mas teríamos que levar todo o equipamento, então decidimos: 'Vamos subir no telhado"', conta Ringo no livro "The Beatles Antology".

Quando os Beatles começaram a tocar, houve comoção entre os espectadores que passavam pela rua, cinco andares abaixo, muitos dos quais em horário de almoço. Quando a notícia se espalhou, uma multidão se formou nas ruas e nos telhados dos prédios próximos, e a polícia avaliou que o show estava causando problemas de barulho e trânsito.

A polícia teve que ameaçar os funcionários da Apple de prisão para serem admitidos dentro do prédio e a banda continuou tocando por vários minutos após a chegada dos policiais.

Paul improvisou a letra de "Get Back" para falar da situação: "Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender!". Com a conclusão de "Get Back", o show terminou e John agradeceu: "Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste".

O quarteto de Liverpool ainda gravaria mais um álbum de estúdio, "Abbey Road", mas a banda terminou oficialmente em novembro de 1969 sem fazer outro show.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock