Topo

Gene Simmons, um homem de negócios

Maurício Gaia

25/08/2014 17h06

Raríssimas vezes o Rock conheceu um bandleader como Gene Simmons. Baixista de recursos técnicos modestos, Gene, juntamente com seu sócio Paul Stanley, comanda há mais de 40 anos, com sucesso, a banda Kiss.

Simmons, que completa 65 anos hoje, sempre demonstrou ter um excelente tino para negócios, o que permitiu que a banda sobrevivesse e se reinventasse ao longo das décadas. No começo, a combinação de músicas celebrando festas, bebidas e mulheres e o visual insólito conseguiu atrair a atenção de um público adolescente, que ignorava o rock progressivo ou grandes nomes dos anos 60, permitindo a criação de diversos itens de merchandising da banda: bonecos, HQs, filmes, etc, renderam alguns bocados de dólares para eles.

Gene Simmons, em sua caracterização mais conhecida (Foto: Divulgação)

Quando este modelo começou a dar sinais de esgotamento, além do lançamento de discos fracos, outro tiro certeiro: a aposentadoria das máscaras e a entrada de cabeça no metal farofa oitentista.

Mais tarde, incentivada pela série de acústicos da MTV, a onda do revival se fez forte nos 90, mais outra guinada: a volta das máscaras e dos integrantes originais. E a certeza de vendas de discos e shows marcados pelo mundo todo.

Outra contribuição da banda ao mercado de entretenimento foi incorporar vários elementos dramáticos aos shows: a música é somente mais um dos componentes do espetáculo. Se vem à sua mente nomes como Beyoncé, ou Madonna, acredite, elas também se inspiraram nos shows do Kiss.

Em todos os momentos, Simmons e Stanley deixavam claro: Kiss é um projeto dos dois, somente. Todos os demais integrantes sempre foram peças necessárias para que o sucesso viesse, mas eles eram perfeitamente substituíveis.

Abaixo, uma apresentação da banda no Programa Livre, em 1994:

Aqui, uma entrevista para o programa Pânico na TV, em 2009:

Leia mais em

Combate Rock disseca o primeiro álbum do Kiss
Estréia do Kiss completa 40 anos: quem riu por ultimo?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gene Simmons, um homem de negócios - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts