Topo

Morre Charlie Daniels, um mestre do country-rock

Combate Rock

07/07/2020 19h00

Marcelo Moreira

Charlie Daniels (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A proximidade da música country com o rock nunca agradou a uma parcela expressiva de puristas, e a estranheza só aumentou quando o caipira "red neck" (pescoço vermelho, alusão aos habitantes brancos do interior dos Estados Unidos) Charlie Daniels apareceu com sua rabeca estridente no início dos anos 70.

Daniels criou a sua Charlie Daniels Band e foi teimoso o suficiente para insistir na mistura com o rock e ganhar fama nos rincões da América antes de ascender ao estrelado, no final daquela década e nos anos 80.

Violinista e cantor inspirado, ele morreu aos 83 anos de idade nesta segunda-feira (6), em consequência de um AVC (acidente vascular cerebral). Ainda é um dos artistas mais celebrados e reconhecidos da country music.

O grande sucesso da banda e de seu líder foi a canção "The Devil Went Down to Georgia", pela qual ganhou um Grammy em 1979. É a essência de como é possível integrar os dois gêneros musicais sem que suas características submerjam. 

Daniels começou a carreira nos anos 1960 como músico de gravações ao tocar guitarra, baixo, violino e banjo em discos de artistas de música americana de raiz e também nas obras de gente como como Bob Dylan e Leonard Cohen. Mais tarde também colaborou em LPs de Ringo Starr.

Em 1971, formou a Charlie Daniels Band, quelogo se tornou conhecida por fazer apresentações energéticas e bem humoradas, com muito improviso e a mistura de diversos gêneros. Embora tenha reduzido o ritmo de trabalho, a banda estava na ativa até hoje.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Charlie Daniels, um mestre do country-rock - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts