Topo

Pílulas antirracistas para melhorar o nosso dia

Combate Rock

01/07/2020 11h00

Marcelo Moreira

David Lee Roth (FOTO: EDUARDO KANECO)

– A potência dos atos antirracistas nos Estados Unidos, na sequência de dois assassinatos de negros indefesos por policiais, levou a uma bem-vinda onde de conscientização a respeito de símbolos racistas na música. A bandeira dos Estados Confederados, escravagistas e que lutaram (e foram derrotados) pelos Estados do norte na Guerra Civil norte-americana (1861-1865), está sendo banida de diversos ambientes. Bandas estão mudando de nome, como Lady Antebellum (agora Lady A; o antigo nome tinha conotações racistas e supremacistas), assim como Dixie Chicks, agora somente The Chicks. As duas são bandas country. Curioso mesmo é a decisão do cantor David Lee Roth, do Van Halen. Ainda não se sabe se é piada ou não, mas ele se manifestou nas redes sociais dizendo que agora se chamará Dave L. Roth ou "El Roth", banindo o Lee. A postagem não teve uma explicação, mas fãs supõe que ele não quer associação com o nome do general Robert Lee, um dos líderes militares dos confederados. Se for assim, como seria então na Coréia do Sul, onde metade da população tem Lee no nome?

– Embora tedioso e sem dinâmica, a conversa entre o médico Drauzio Varela e o cantor Mano Brown, dos Racionais MC's, no YouTube, se transformou em um belo libelo contra o racismo e o preconceito social e econômico no Brasil. Era para ser um bate papo sobre cultura, mas acabou virando uma entrevista em que o músico contou muito de sua vida e dos problemas que enfrentou no extremo sul da capital paulista, driblando a pobreza e a violência para se tornar referência do rap na América do Sul. Varela, com sua conversa mansa e suave, conduziu bem a entrevista. Em tempos de luta antirracista, a palavra de Mano Brown tem de ser ouvida.

– O premiado quadrinista brasileiro Marcelo D'Salete falou sobre racismo de forma contundente em entrevista publicada no site 6 Minutos e linkada com o Hábito de Quadrinhos. "Falar sobre racismo e história de negros no Brasil não é simples nem fácil", diz D'Salete. "Somos resultado de uma história de violências e apagamentos", disse o artista ao jornalista Pedro Cirne. São palavras fortes e que ecoam a vergonha do racismo estrutural que predomina no Brasil. Clique aqui para ler a entrevista.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pílulas antirracistas para melhorar o nosso dia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts