Topo

Orgulho de ser burro: bandas engajadas ridicularizam fãs 'desinformados'

Combate Rock

14/06/2020 16h07

Marcelo Moreira

Não é engraçado, embora muita gente, especialmente no Brasil, esteja se divertindo com a história dos fãs burros que ficaram indignados ao "descobrirem" que as bandas Rage Against the Machine e System of a Down são "engajadas", "politizadas" e de "esquerda"… Bandas que têm ao menos 30 anos de carreira…

"Fenômeno" semelhante ocorreu semanas atrás quando os perfis da banda Plebe Rude nas redes sociais foram inundados por "queixas" e "protestos" por conta do "posicionamento" político de seus integrantes, que acabou sendo explicitado em um post no Facebook reforçando o seu caráter engajado e humanista, o que gerou maus mugidos e relinchos de um monte de imbecis.

A música "Até Quando Esperar" tem 35 anos e os idiotas nunca se deram ao trabalho de prestar a atenção na letra – ou são muito burros para conseguirem entender.

Seria apenas uma anedota de ignorância se isso não estivesse se alastrando de forma perigosa pelo Brasil -e, ao que parece, também em muitos lugares dos Estados Unidos. Como foi que mergulhamos nesse retrocesso? Como pudemos não perceber esse tipo de coisa?

Não que fôssemos muito mais inteligentes e intelectualizados no anos 80 e 90, em nossa juventude, mas ao menos esse tipo de vergonha não passávamos. Éramos sectários, autoindulgentes e, muitas vezes, preconceituosos, mas jamais nossa ignorância desceu a níveis abaixo de zero, como hoje.

Quando mais informação essa gente tem acesso, quanto mais fácil é o acesso à internet, mais burra essa galera faz questão de ser. É digna de ostentação esse orgulho da própria ignorância.

Surpreendentemente, os fãs ignorantes que "criticaram" as duas bandas norte-americanas receberam muito apoio brasileiro nas redes sociais e nos comentários do veículos de imprensa nacionais e estrangeiros – a burrice não é limitada por fronteiras, assim como o novo coronavírus.

Esses roqueiros brasileiros passaram ainda mais vergonha ao pregarem um boicote a todas as bandas "comunistas", um balaio que junta Plebe Rude, Rage Against the Machine, Bruce Springsteen, Roger Waters, Paul McCartney, Beatles (sim, "Revolution" é uma música comunista!!!!!)…

O meu companheiro de Combate Rock Mauricio Gaia costuma dizer que um dos grandes problemas da atualidade é a (falta de) interpretação de texto. Vou além: é o orgulho de ser ignorante e achar que o conhecimento e a inteligência incomodam, que são os verdadeiros problemas.

O conhecimento incomoda porque expõe a burrice e revela a indigência intelectual e a insignificância dos ignorantes, especialmente daqueles que insistem em confrontar a realidade e brigar com os fatos.

Lá nos nos 80 e 90 sabíamos que éramos preconceituosos, sectários e exclusivistas, características que aparentemente desapareceram nas décadas seguintes. Entretanto, a ignorância jamais atingiu níveis aterrorizantes. Sabíamos exatamente quem era quem e quais eras as das bandas boas, ruins, punks, metaleiras, cabeludas e por aí vai.

Rage Against the Machine (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Parte do povo que curte rock hoje ignora o mais básico, a mais rasteira das informações. Não se orgulha de ser burro como faz questão de dizer isso nas redes sociais e em público. Não é à toa que o rock perdeu protagonismo entre os jovens e sumiu do rádio e das demais mídias importantes.

Antigamente havia um sentimento estúpido e ridículo de que o roqueiro era diferenciado porque supostamente era mais bem informado e mais culto. A estupidez permanece, infelizmente, só que realça o que muita gente já percebe há muito tempo: parte expressiva dos roqueiros é, hoje, diferenciada por demonstrar enorme ignorância e analfabetismo em todos os sentidos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Orgulho de ser burro: bandas engajadas ridicularizam fãs 'desinformados' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts