Topo

O dia em que o Kiss mascarado ofuscou Senna e Piquet em Interlagos

Combate Rock

13/05/2020 07h00

Marcelo Moreira

Gene Simmons, do Kiss, no Monsters of Rock (Foto: Divulgação Midiorama/Francisco Cepeda e Joshua Bryan /AGNews)

É longe, é ruim de chegar, é ruim de ver o show e é muito pior sair de lá. Quem teve a ideia de levar shows de rock para o o autódromo de Interlagos, hoje casa de festivais como o Lollapalooza?

Completando 80 anos de criação, assim como o estádio do Pacaembu, o autódromo sempre foi um lugar inóspito, exceto para os amantes da velocidade.

Sede das maioria das corridas de Fórmula 1 no Brasil, é a disneylândia pra gente como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello e toda uma comunidade de stock car, Fórmula Ford e kart. Para essa galera, a pista de corrida é logo ali.

Se não me falha a memória, quem começou a levar a sério o subutilizado autódromo para outros tipos de eventos foram os promotores da terceira passagem do Kiss pelo Brasil, em 1999, trazendo a reboque os então pouco conhecidos alemães do Rammstein. Foi o primeiro evento musical de peso a ser realizado lá naquele fim de mundo.

"Justamente ser longe e subutilizado, o valor aluguel foi mais baixo e abriu os olhos da Prefeitura de São paulo para um potencial novo a ser explorado e amenizar os gastos com o autódromo", afirmou um importante empresário de shows do Brasil e que trabalhou na produção do Kiss em 1999 – por uma série de questões pessoais, pediu para nao ser identificado.

Foi um teste importante. O autódromo fica encravado em um bairro populoso e estreito da zona sul de São Paulo, a mais de um quilômetro da estação de trem mais próxima da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). São poucas as linhas de ônibus que atendem a demanda alta em dias de eventos que lotam, e a quantidade de estacionamentos na região é pequena.

Para o show do Kiss, escolheram montar o palco no fundo de um vale, em uma das extremidades do local. Quem não quis ir para a "muvuca" da pista larga à frente do palco teve de se contentar com o morro meio enlameado por conta da garoa forte do dia anterior e da chuvinha chata do dia do show.

Houve tumulto e uma série de problemas na chegada ao bairro e na entrada única (um absurdo) para o local do palco. Ok, a cerveja ajudou a passar as mais de três horas necessárias para finalmente entrar no autódromo.

Lá dentro, a estrutura de banheiros, posto médico e alimentação era precária, mas a irritação logo se dissipou diante da perspectiva de vermos o Kiss de volta com as máscaras que os caracterizaram dentro da turnê "Psycho Circus". Foi a primeira, e última, vez que a formação original e clássica tocou no Brasil, e todos mascarados.

Do alto do morro, era um pouco difícil escutar com clareza as músicas por causa dos fortes ventos. O Rammstein sofreu demais por conta disso, mas fez um show diferente e tecnológico, todo cantado em alemão, o que provocou muita estranheza na grande maioria do público, que desconhecia a banda.

Parecia combinado: a garoa cessou e o vento sumiu quando o Kiss subiu ao palco para quase uma hora e 50 minutos desfilando clássicos e novas músicas. De repente, tudo parecia estar perfeito e o rock reinou, mesmo com pequenas falhas nas guitarras de Ace Frehley e no microfone de Paul Stanley.

Foi um dos grandes eventos do nosso tempo e uma grande descoberta para um novo local de shows. Nem mesmo a enervante saída do local e o congestionamento monstro na madrugada para deixar Interlagos e atingir a Marginal do Rio Pinheiros ou a avenida Washington Luís ofuscou as lembranças do grande show.

Essas mesmas dificuldades foram ignoradas nos anos seguintes, já que a pista de corrida sediou uma série de eventos nos anos seguintes, como raves e o Lollapalooza.

A estrutura interna foi aperfeiçoada, e a malha viária do entorno modificada para permitir mais estacionamentos e bolsões para quem vai de carro.

Voltei algumas vezes para shows ao local e nunca fiquei empolgado ao saber que o evento seria lá. Mas está lá, no calendário paulistano de eventos e requisitado para shows diversos. As pessoas se acostumaram.

Em breve a prefeitura soltará novo edital para privatizar o autódromo. As chances de que haja melhorias e aperfeiçoamento para que se torne um grande local de eventos multiuso é grande, com a esperada correspondência em termos de valorização dos preços – seja do aluguel, seja dos ingressos.

Para quem não esperava nada e nunca mais voltar para shows ao local, é uma surpresa e tanto observar como se tornou popular. Interlagos se tornou importante para o rock e para a música pop no Brasil. E, por algum tempo, deixou o Kiss reinar sobre as lendas Senna, Fittipaldi, Piquet, José Carlos Pace (que nomeia o autódromo).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O dia em que o Kiss mascarado ofuscou Senna e Piquet em Interlagos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts