Topo

Caseiro e despretensioso, 'McCartney' implodiu os Beatles há 50 anos

Combate Rock

28/04/2020 06h16

Marcelo Moreira

Capa e contracapa de 'McCartney', primeiro álbum solo lançado ainda em 1970, imediatamente após o anúncio do fim dos Beatles; Paul aparece na contracapa com a filha Mary, recém-nascida

Parecia premonição. Paul McCartney comprara uma propriedade rural semidestruída no extremo oeste da Escócia para descansar e se isolar do mundo, em tentativa de recarregar as baterias daquele difícil período profissional.

Os Beatles estavam esfarelando, John Lennon estava cada vez mais distante e arisco e a namorada do amigo, a japonesa Yoko Ono, se metia em tudo. Queria descansar, mas aí o boato de que teria morrido em 1966 surgiu e ele teve de atender a vários jornalistas que foram até o fim do mundo para conferir a sua saúde.

Foi ali, na península de Kintyre, que ele montou um estúdio caseiro, meio tosco, com alguns instrumentos de qualidade não muito boa, para gravar demos e passar o tempo. E foi ali que ele gravou o seu primeiro álbum solo e decidiu implodir os Beatles.

Ninguém lutara mais do que ele pela existência da banda desde a morte do empresário Brian Epstein, em 1967. Sabia que John odiava o fato de ter assumido a liderança e o controle, mas poderia ter sido diferente.

"McCartney", o primeiro solo, lançado em 10 de abril de 1970, é doce, melancólico e amargo. Paul não ficou feliz em decretar o fim da banda, ma s não via alternativa. Sabia que traía os então ex-amigos ao romper o acordo de não tornar público o rompimento, decretado por Lennon em setembro do ano anterior, mas achava que tinha direito de explodir tudo.

Parecia que as coisas melhorariam com as sessões de gravação de "Abbey Road". A paz reinou e não houve brigas. O disco saiu em setembro de 1969 e foi um sucesso.

A primeira reunião dos quatro e empresários após o lançamento já planejava o futuro, talvez com apresentações ao vivo. Na segunda, entretanto, no final daquele mês, tudo desandou e John, com Yoko do lado, anunciou furiosamente que estava saindo da banda e saiu da sala. Não veria os amigos por muito tempo.

Por telefone, o empresário Allen Klein convenceu, a muito custo, o beatle que saía a não revelar a novidade ao mundo para não prejudicar os futuros lançamentos da banda – o disco a coletânea "Hey Jude" e o disco "Let It Be". John cumpriu à risca o acordo e ficou quieto por meses e ficou sabendo pela imprensa, em 10 de abril de 1970, dia do lançamento de "McCartney", que Paul deixara a banda e que praticamente decretava o fim dela. Nunca perdoou o seu ex-companheiro.

"McCartney" era o grito de socorro e liberdade do beatle que ainda enxergava futuro na maior banda de todas, mesmo sabendo que tudo desmoronava. Ele gritava pelo amor da esposa, Linda McCartney, das filhas que iam nascendo e do melhor amigo que agora era ex-amigo.

Estava amargo, mas nunca deixou o otimismo de lado. "Maybe I'm Amazed" é o grande hit e a maior pérola, uma declaração de amor exasperada e sentimental, que quase ombreou "Layla", de Eric Clapton e do mesmo ano – diferença era que Paul estava realizado ao lado da mulher que amava, enquanto o guitarrista se desesperava porque amava a mulher do melhor amigo – Patti, esposa de George Harrison.

Para a comemoração dos 50 anos de "McCartney", a musica ganhou um clipe bacana e bem sacado, reforçando a sua importância para p ex-beatle.

"Every Night" é a balada soft rock que seria a cara da carreira solo de Paul nos primeiros anos, com sua veia pop carregada de boas ideias e um refrão bem construído.

Gravando todos os instrumentos, é um álbum simples e enxuto, onde o músico reaproveitou ideias antigas e repaginou outras canções, como "Teddy Boy", "Junk", "That Would Be Something" e "That Lovely Linda".

Podemos dizer que é um disco necessário, mas longe de ser memorável. Na verdade, nem era para ser, a julgar pela forma como foi gravado e produzido. Deveria ter tido um tratamento melhor, já que era o primeiro trabalho solo de McCartney, mas esse jamais fora o objetivo.

Ele queria expiar demônios e provar a ele mesmo que haveria vida após os Beatles e que tinha condições de caminhar sozinho. O objetivo foi atingido.

A soma dos quatro era muito maio do que as pessoas imaginavam, e as carreiras solo de todos, desde então, evidenciou isso de forma escancarada. Paul insiste que não, e seu direito, e costuma exemplificar a carreira de sua banda, Wings, como prova de que seguir em frente e escantear a sobra dos Beatles era mais do que necessária.

Ok, é um ponto de vista, mas seu primeiro solo não demonstra tal coisa. Importante, necessário e denso/tenso, "McCartney" acabou com os Beatles, interrompeu o sonho e jogou o rock em uma nova realidade, assim como várias obras daquele biênio 1969-1970. Não é pouca coisa para um álbum caseiro e despretensioso.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caseiro e despretensioso, 'McCartney' implodiu os Beatles há 50 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts