Topo

Baixistas anunciam saídas das bandas Nervosa e Javali

Combate Rock

25/04/2020 20h05

Marcelo Moreira

FOTO: ARQUIVO PESSOAL FERNANDA LIRA/FACEBOOK

ATUALIZADO ÀS 23H

A quarentena é dolorida e está provocando diversas reações nas famílias, no comércio e na sociedade em geral. No rock, as consequências são dolorosas, seja na na ameaça à existência da Galeria do Rock, seja na formação de bandas brasileiras importantes.

As bandas paulistas Nervosa e Javali viram seus baixistas e vocalistas anunciarem suas saídas em plena era de isolamento social.

O trio feminino Nervosa sacudiu o mercado neste sábado pelas redes sociais. A baixista e vocalista Fernanda Lira, em longo e delicado texto, declarou que não faz mais parte da banda, uma informação que surpreendeu a todos.

Misteriosa, há pouco dias ela comunicou que estava prestes a encabeçar um novo projeto na música, uma banda nova, sem dar sinais de que estaria se despedindo do trio.

Foram três álbuns e um EP ao lado da guitarrista Prika Amaral, a fundadora da banda, e da baterista Luana Dametto. O mais recente disco, "Downfall of Mankind", frequentou listas de melhores do ano no Brasil e no exterior em 2018 e ajudou a levar o trio a várias turnês pela Europa e pelos Estados Unidos.

Não é exagero dizer que a Nervosa hoje era uma das cinco mais importantes banda de metal do Brasil em termos de repercussão no exterior, ao lado de Sepultura, Krisiun, Angra e Noturnall.

O texto de Fernanda é longo e vago. Não esclarece o que ocorreu e nem seus próximos passos, De forma estranha, não cita o nome das duas ex-companheiras  e evita referências mais elogiosas à Nervosa.

De forma direta, apenas o título do texto, "Adeus à Nervosa", e uma frase na primeira linha, dizendo que tudo acaba e que seu tempo com a banda estava encerrado.

Respeitando a decisão da musicista, não dá para considerar uma notícia boa por conta de o trio estar no auge e estar em evolução criativa, a julgar pela qualidade do terceiro CD. É um fato lamentável.

Atualização: horas depois da postagem de Fernanda Lira, a baterista Luana Dametto também usou as redes sociais para informar sua saída da banda Nervos, em um texto curto em português e inglês e sem fazer qualquer referência às ex-companheiras, o que é muito estranho e chato. A guitarrista Prika Amaral, fundadora e, aparentemente, a dona da banda, publicou também nas redes sociais um texto no mesmo estilo, agradecendo a todas as integrantes que já passaram pelo grupo, sem mencionar as duas que saem agora, e diz que manterá o sonho de levar á frente a Nervosa, com  outra formação. No entanto, de leve, vez menção em seu texto de que as coisas na banda não estavam bem fazia um bom tempo.

No interior de São Paulo, o baixista e vocalista Marcelo Frizzo (na foto, no centro) anunciou de forma rápida, simples e curta que estava deixando o Javali após 28 anos de luta, que renderam quatro CDs de estúdio, um EP e um álbum ao vivo.

Criado em Americana com o nome de Pop Javali, o trio de hard rock de morou a engatar uma sequência firme de álbuns, mas quando isso aconteceu logo se destacou entre as melhores coisas do rock nacional em inglês.

Depois de muita luta, a banda estava em alta, realizando o sonho de uma turnê europeia e o lançamento de um CD ao vivo gravado em Amsterdam, na Holanda.

Ao mesmo tempo, o guitarrista Jaéder Menossi se tornou figura frequente em feiras musicais e de instrumentos nos Estados Unidos, como neste ano de 2020.

A coisa parecia tão séria que o Pop Javali mudou de nome há dois anos, assim como de logotipo, tornando-se apenas Javali e com a promessa de um som um pouco mais pesado, como no mais recente trabalho, o EP "Life is a Song".

No curtíssimo comunicado nas redes sociais, Frizzo apenas mencionou que a decisão ocorreu por razões "estritamente pessoais".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Baixistas anunciam saídas das bandas Nervosa e Javali - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts