Topo

Angus Young, 65 anos: energia em forma de solos de guitarra

Combate Rock

02/04/2020 06h49

Marcelo Moreira

FOTO: DIVULGAÇÃO

O pequeno monstrinho era diferente dos outros tantos irmãos. Era marrento e briguento quanto todos eles – uma trupe durona que saiu da Escócia para morar na Austrália nos anos 50 -, mas o mais jovem de todos era o mais chato, desencanado e individualista, a ponto de viver tretando quase sempre com os dois imediatamente mais velhos – ironicamente, os dois com os quais faria uma parceria das mais importantes da história do rock.

Angus Young comemora 65 anos de idade em uma posição incômoda. Agora é o chefe do AC/DC, depois do afastamento do irmão Malcolm, dois anos mais velho, em 2012 or questões de saúde – e que morreria quatro anos depois.

Ele nunca precisou comandar. Apenas mandava, junto com Malcolm, que era quem tomava conta de tudo e todo o resto. Angus opinava, mandava de vez em quando e partia para o palco e para estúdio tocar e solar – e encantar.

Depois de um monte de turbulências desde a saída de Malcolm, o AC/DC parece estar retomando a trilha de sempre. As notícias veindas dos Estados Unidos dão conta de que um álbum novo está para ser lançado após quatro anos de silêncio – "Rock or Bust" é de 2015.

Álbum de boa qualidade, acabou por ser o primeiro em que pratcamente Angus fez tudo, sem o apoio do irmão, que já estava afastado e bem mal.

Quase nada deu certo: o álbum vendeu menos do que o esperado, o vocalista Brian Johnson foi diagnosticado com um problema auditivo grave e não pôde sair em turnê e o baterista Phil Rudd, acusado de participação em uma tentativa de homicídio, foi preso na Nova Zelândia.

Ambos foram demitidos de forma pouco elegante e foram substituídos respectivamente por Axl Rose (Guns N'Roses) e Chris Slade (ex-AC/DC entre 1987 e 1994). Desgostoso e desanimado, o baixista Cliff Williams, na banda desde 1977, avisou que se aposentadoria ao final da turnê.

Ao que parece, tudo está como antes, com as voltas dos demitidos e do aposentado. No lugar de Malcolm permanece o sobrinho Steve, que tem quase a mesma idade de Angus. É uma boa dupla de guitarras e o sobrinho se esforça muito para repetir a base precisa e pesada de Malcolm, mas sabe como é, né…

Enquanto luta para tirar o AC/DC do longo inferno astral, Angus Young continua saboreando as constantes eleições como um dos guitarristas mais brilhantes de sua geração e de todo o rock.

E pensar que quase ficou e fora da banda por causa das tretas com Malcolm. Dependendo do livro que se lê sobre o AC/DC, sabemos que foi George Young, o irmão famoso (cantor e multi-instrumentista dos Easybeats), quem deu um empurrão para que os mais novos se juntassem.

Seis anos mais velho do que Malcolm e oito, em relação a Malcolm, George tinha se tornado um experiente produtor musical na Austrália e farejou qualidade naquilo que viria se tornar o AC/DC no final de 1973.

George não gostava muito de lidar com o pirralho caçula, mas entendeu que as duas usinas de riffs e solos dos irmãos mais novos eram a chave de algo que poderia ser diferente na Austrália atrasada, ainda presa ao pop comercial e ao som dos anos 60.

Malcolm era o chefe e George, o mentor, mas Angus parecia ser o dínamo que faltava ao inconstante grupo que viri a se chamar AC/DC. O som ficou mais pesado, mais rápido e mais violento. Não havia nada parecido na Austrália.

E foi com a chegada de um cantor de rock fracassado e ex-motorista de van que o grupo finalmente explodiria a partir de 1975.

Bon Scott era bem mais velho do que o resto do grupo – tinha a idade de George Young -, mas se ajeitou como pôde e começou a contribuir com letras sacanas e divertidas, complementando o que já era diferente e abusado.

Vestido como um garoto de escola primária – saindo da escola, não teve tempo, anos antes, de trocar de roupa antes de um show -, mostrou o poder da guitarra em um mundo que parecia cansado dos grandes nomes de sempre e do rock progressivo. Ou era a disco music ou o punk rock.

Angus e o AC/DC optaram por um outro caminho e resgataram o rock básico movido a adrenalina, energia e guitarras furiosas. E se tornou um dos heróis de todos os tempos.

Era básico nos anos 70 e começo dos anos 80: todo garoto que sonhava com o rock queria ser um integrante do Kiss ou ter uma guitarra Gibson SG preta como a de Angus Young, tocar como Angus Young e detonar como Angus Young.

"Ele foi para uma geração o ue Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy page e Jimi Hendrix foram para uma galera de duas gerações anteriores. Era o espelho, o exemplo e tudo o que se esperava do rock em cima do palco. Nunca era menos de 100%. Angus e Eddie Van Halen foram os últimso heróis do classic rock", diz Valter Mendes Júnior, ex-guitarris

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Angus Young, 65 anos: energia em forma de solos de guitarra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts