Topo

Renato Russo, 60 anos: de aspirante a bardo a nome fundamental do rock

Combate Rock

28/03/2020 06h34

Marcelo Moreira

Renato Russo (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Renato Russo está há anos-luz de ser gênio. Cantor sofrível e instrumentista ainda claudicante, ganhou notoriedade no rock nacional ao fazer algo diferente com sua banda de segunda divisão, em uma analogia futebolística tosca. E não é que deu certo?

O grande mérito de Renato e sua Legião Urbana foi tentar algo bem diferente do pop grudento e superficial do RPM e do rock festivo e marombeiro do Paralamas do Sucesso; totalmente oposto do new wave Titãs, que ficaram pesadão depois de "Cabeça Dinossauro"; nada a ver com as paródias bem-humoradas e simplórias do Ultraje a Rigor; e muito longe do punk engajado da Plebe Rude e do mod sentimental do Ira!; do sarcasmo hard do Camisa de Vênus e do pós-punk venenoso do Capital Inicial.

De forma consciente e inteligente, a Legião fugiu do besteirol da Blitz, da poesia intrincada e desesperada de Lobão, do rock and roll cru e básico do Barão Vermelho e da verborragia intelectual de Cazuza. O que sobrou então?

Aos 60 anos de seu nascimento, Renato Russo teve a audácia e a coragem de investir para atingir o coração de uma juventude carente de altruísmo, de boas intenções e de um norte na vida.

Essa galera até entendia o rock sacana e descolado do Barão, das piadas e do alto astral da Blitz, das bobagens ginasianas do Ultraje, do protesto da Plebe, das angústias existenciais do cotidiano retratado pelo Ira!, da esquisitice punk classe média do Titãs e da world music meio cabela dos Paralamas.

Só que foi a psicologia de boteco e de centro acadêmico de faculdade ruim que capturaram as mentes e os corações dos adolescentes que queriam uma terapia barata e algum estímulo para a baixa autoestima de parte expressiva de uma adolescência em crise, sem rumo após 20 anos de ditadura militar.

Fica claro que nunca fui fã da banda e do cantor, mas sou forçado a reconhecer que e Legião Urbana foi o principal e mais longevo fenômeno do rock nacional enquanto existiu e que resiste até hoje.

As letras superficiais e, muitas vezes, infantiloides capturaram de tal forma o imaginário adolescente dos anos 80 que Renato Russo se tornou um guru, um messias atormentado que rivalizava com a figura sarcástica e rebelde de Raul Seixas, outro músico superestimado, mas que teve uma importância gigantesca para a música nacional nos anos 70 justamente por suas letras irônicas e sua inteligência ao confrontar os militares e a ditadura.

Mais sofisticado e elegante, Cazuza tinha verdadeiras pretensões literárias e construiu uma curta carreira robusta em que o talento de letrista e músico se sobressaiu não apenas no rock, mas também no samba e na MPB.

Renato Russo também tinha alguma pretensão artística além da Legião Urbana, mas tinha outros interesses, Mirava Lou Reed e David Bowie, considerava-se um bardo e exaltava a personalidade atormentada buscando inspiração em poetas como Arthur Rimbaud, Oscar Wilde e no dramaturgo Bertolt Brecht, por exemplo. Tinha referências e sbia usá-las com habilidade.

E assim conseguiu atrair a atenção de um público que buscava um espelho para despejar frustrações e que não se identificava com o som punk, de piadas e de praia que dominava o rock nacional em seus primórdios. Naquela new wave da primeira metade dos anos 80, Legião Urbana e Renato estavam muito mais interessados em Bauhaus, Siouxie and Banshees, The Cure e sons mais introspectivos e melancólicos.

Não surpreende que ele tenha passado para sons mais cavernosos e emblemáticos como Bob Dylan (em suas fases mais dark), Nick Cave, Tim Buckley e algumas coisas mais folk, para beber alguma coisa em Johnny Cash.

A influência country, que remete, na cabeça fervilhante de Renato, até mesmo a "Rocky Rackoon", do "Álbum Branco", dos Beatles, acabou por direcioná-lo às duas músicas que mais representam o compositor e sua banda, as baladas quilométricas e "conceituais" "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo" – tão emblemáticas e impactantes (por mais que musicalmente sejam fracas) que se deram origem a clipes conceituais, longa-metragens e musicais.

Morto em 1996, aos 36 anos em consequência de complicações devido à Aids, Renato Russo é o nome mais importante do rock nacional e dificilmente será destronado. A devoção ao seu legado, por mais que isso seja questionável, só tem paralelo no caso de Raul Seixas e Roberto Carlos (que ainda está vivo).

Inteligente, esperto, audacioso e visionário, Renato Russo foi um personagem necessário para evitar que o rock nacional empacasse ainda mais cedo nos dilemas estético-artísticos muito bem apontados, em algumas ocasiões, por por Lobão em seus livros. Ele e Cazuza fazem muita falta neste momento de baixa do rock brasileiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renato Russo, 60 anos: de aspirante a bardo a nome fundamental do rock - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts