Topo

Titãs acertam ao impedir fascistas de usar suas músicas

Combate Rock

26/02/2020 18h00

Marcelo Moreira

Titãs no formato trio: Tony Bellotto (esq.), Sergio Britto (centro) e Branco Mello (FOTO: SILMARA CIUFFA/DIVULGAÇÃO)

E se fosse o Lula e o PT? Não foram poucos os questionamentos nas redes sociais dos integrantes e ex-integrantes do Titãs a respeito da polêmica sobre a música "O Pulso".

A canção foi apropriada por grupos de extrema-direita e por pessoas ligadas ao "filósofo" Olavo de Carvalho e utilizada em vídeos de teor político sem a devida autorização.

Os músicos ficaram irritados e desautorizaram o uso e já providenciaram medidas judiciais para buscar reparação e impedir o uso ilegal.

Nos Estados Unidos ocorre coisa parecida, especialmente por parte de candidatos conservadores despudorados e sem respeito pela obra artística. Pelo menos dez importantes astros do rock e da música protestaram contra Donald Trump, desde 2015, por conta dessa prática nefasta. A campanha do candidato republicano teve de recuar e parar de usar as músicas.

E se fosse o Lula e o PT? A resposta é simples: todas as músicas de terceiros utilizadas em campanhas petistas de todos os patamares tiveram a devida autorização requerida e concedida. A prática consta, inclusive, de um "manualzinho" de procedimentos das equipes administrativas de campanhas.

(Atualização em 28 de fevereiro: o jornalista paulistano Alexandro Cruz nos informa que o PT foi acionado, sim, ao menos uma vez, no ano passado, por Paula Toller, do Kid Abelha – leia aqui. O PT nega que tenha cometido irregularidade. A ação está em andamento.)

Existe o argumento de que muitos artistas jamais protestariam por serem petistas. Uma enorme bobagem, até porque existe uma coisa chamada Ecad, o escritório que arrecada direitos autorais, que exerce ma fiscalização, ainda que falha.

No entanto, ainda que fosse verdade, há uma diferença enorme em relação à postura e aos procedimentos. O PT sempre fez questão de pedir autorização, quando fosse o caso, de pedir a autorização de uso aos autores. Sempre. E tem gente na burocracia partidária escalada, em determinadas épocas, apenas para resolver essas questões. Outros partidos de esquerda também adoram os mesmos procedimentos.

Portanto, o que diferencia aquela gente asquerosa de extrema-direita dos apoiadores do PT e de outros partidos de esquerda é a observância da ética e respeito à lei. Se fosse como Lula e o PT, os direitos artísticos seriam respeitados e as respectivas autorizações seriam requisitadas.

É possível que, em algum momento, o partido tenha infringido essa regra e tenha sido cobrado ou sido alvo de protestos por uso indevido de imagem ou áudio? É possível, embora não se tenha registro recente de que isso tenha acontecido.

Os Titãs estão no seu devido direito em pedir reparação e impedir o uso indevido de sua obra por gente desqualificada e sem condições morais para isso. As músicas dos Titãs são importantes demais para servirem de isca para grupos fascistas asquerosos que difundem ódio, preconceito e discriminação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Titãs acertam ao impedir fascistas de usar suas músicas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts