Topo

Zé do Caixão era o 'padroeiro' do metal brasileiro

Combate Rock

20/02/2020 20h30

Marcelo Moreira

Zé do Caixão (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Zé do Caixão era sombrio. Macabro. Desgracento (sic). Alguém que causava calafrios apenas de ter o nome mencionado. Não é à toa que assustava, e muito, pessoas pouco habituadas ao mundo do terror trash e clássico dos filmes B, C e D. Funcionárias da limpeza e da cozinha do prédio da Folha de S. Paulo, no centro de São Paulo, fugiam dele quando visitava o local devidamente trajado como o mestre das trevas.

Esse ser desgracento, de cartola e unhas enormes, vivido pelo genial José Mojica Marins, se divertia muito causando impacto e levando o personagem às raias do sobrenatural.

Cineasta, ator, escritor e dramaturgo, além de cenógrafo, era um dos artistas mais corteses que habitaram esse mundo. Adorava a aura de maldito no Brasil, por mais que isso o tornasse muito underground e pouco reconhecido. De riso fácil e gentil, gostava de falar e de brincar. E não levava muito a sério a sua fama tardia nos Estados Unidos como "Coffin Joe", o cineasta cult descoberto por nerds cinéfilos.

Morto aos 83 anos nesta semana, era um ídolo de uma geração de roqueiros, o que o divertia muito também. Ficou sabendo bem tarde que gente como os músicos do Sepultura e dos Ratos de Porão o veneravam e adoravam seus filmes de terror toscos de baixo orçamento -e, por isso mesmo, clássicos e cults.

Não foram poucas as vezes em que subiu ao palco com o Sepultura, em São Paulo, para abrir apresentações com seu show previsível e engraçado – e mágico.

"Eu sou rock'n'roll, embora eu só tenha percebido isso bem tarde. Sabe que é legal? Essa moçada faz um barulho danado, mas tem referência, é bem informada e um bom gosto indiscutível", disse certa vez na mesa de um bar cercado por roqueiros ávidos por um pouco de sabedoria e boas histórias.

Zé do Caixão era subversivo, embora não fosse essa, ao menos inicialmente, a sua intenção. E plena ditadura militar, desde 1964, sua obra cutucava e demonstrava aspectos tenebrosos de uma época tenebrosa.

Por meio da ficção barata de terror, conseguia expor alguns dos temores da sociedade civil ligada no autoritarismo e na escalada das restrições à liberdade de todos os tipos. era escrachado no terror e no sangue em profusão, ao mesmo tempo em que era sutil nas entrelinhas.

Poucos percebiam essa sutileza e a natureza subversiva e de resistência? Não importa. Era necessário que fosse assim e era necessário que fosse tosco e exagerado, o que lhe conferia certa genialidade nas obras macabras e marcantes.

A sua maneira, José Mojica Marins foi um extraordinário artista e importante dentro de um contexto difícil e perigoso. A marginalidade (enquanto artista fora dos grandes circuitos culturais) foi crucial para dar relevância a sua obra intensa e emblemática.

É parte indissociável de uma era da vida cultural brasileira e da formação de muitos artistas e intelectuais absorveram tudo o que puderam dele para criar um mundo paralelo onde Zé do Caixão era o mestre das trevas.

E como mestre das trevas não perdia a piada. "Gostei desse tal de Ozzy, parece bem amedrontador. Mas o Zéd do Caixão é mais original e assustador", brincava quando encontrava os caras do Sepultura.

Mojica era mestre do cinema trash e do horror, e também era bastante rock'n'roll. Era uma espécie de padrinhjo do som pesado e extremo brasileiro. Sua morte deixa muitos órfãos dentro do nosso rock.

Breve resumo da carreira: como ator ele esteve em longas como "Padre Pedro e a Revolta das Crianças" (1984), "O Profeta da Fome" (1970), "O Segredo da Múmia" (1982) e "O Gato de Botas Extraterrestre" (1990). Como diretor, ele fez "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1963), "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1966), "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1967), "O Despertar da Besta" (1969), "A Virgem e o Machão" (1974), "Como Consolar Viúvas "(1976), entre outros.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zé do Caixão era o 'padroeiro' do metal brasileiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts