Topo

Com 'Quadra', Sepultura inaugura nova era e aponta o futuro do metal

Combate Rock

03/02/2020 06h39

Marcelo Moreira

Em qualquer atividade, as pessoas lutam desesperadamente para serem as melhores, ou as maiores. Entretanto, as que pretendem ser as diferentes, e não necessariamente as melhores, colhem os frutos mais duradouros de seus trabalhos – sem contar que se tornar o "melhor" em sua atividade é consequência de uma sequência de trabalho.

O Sepultura goza de uma situação muito confortável e, paradoxalmente, perigosa após 36 anos de carreira: é suficientemente grande para ter cacife e apostar alto em novos trabalhos, mas também é suficientemente importante para, eventualmente, acreditar que é possível dar uma "segurada" no ímpeto e se acomodar nos louros do passado.

Se alguém tinha dúvidas de que o quarteto brasileiro tinha algo a provar, permanentemente, desde a separação com Max Cavalera, em 1996, elas diminuíram após o lançamento de "Kairos", em 2011, e acabaram com "Machine Messiah", de 2017.

Qual seria o passo seguinte? "Fazer o melhor disco que pudermos fazer desde sempre", disse Andreas Kisser, o guitarrista e líder da banda no ano passado, durante o lançamento do álbum "MMXIX", do Sioux 66, que tem o filho Yohan como guitarrista.

A cartilha do Sepultura sempre teve a palavra inovar na linha de frente desde o lançamento de "Chaos A.D.", lá nos anos 90. "Roots" deu o tom do que poderia vir em 1996, algo revolucionário e totalmente diferente, mas a separação de Max e o restante da banda travou a evolução.

Persistentes, Kisser e Paulo Jr reconstruíram o Sepultura (com uma ajuda de Iggor Cavalera até 2006, quando saiu) até implantarem um conceito bem definido e bem acabado.

"Quadra", o novo álbum lançado em fevereiro de 2020, é um novo recomeço para um combo que precisou se reinventar sempre tendo a sobra da "formação" clássica pairando desde sempre, seja por conta do saudosismo, seja por conta dos insuportáveis boatos de "reunião" com os irmãos Max e Iggor Cavalera.

A cada investida de saudosistas e viúvas do antigo Sepultura, o atual quarteto responde com um um CD e músicas novas estupendas e mais instigantes, ainda que tenham abandonado aquela mania de  muitas de bandas de quererem "conquistar" o  mundo.

O mundo não precisa ser mais conquistado pela enésima vez pelo Sepultura. Inscrito na história ao lado dos gigantes do rock peado e do metal extremo, o Sepultura luta para se tornar relevante em um mundo musical em constante mutação, onde o compromisso do fã/ouvinte não é o mesmo do passado e onde a urgência do que se ouve do que se produz define carreiras e o futuro de trabalhos.

Em matéria de continuar relevante, o Sepultura é mestre. "Machine Messiah" parecia, de uma certa forma, encerrar uma era em que a música extrema sofisticada e cativante chegava a um ponto de exaustão.

É um CD onde o metal progressivo conviveu harmoniosamente com o death metal de sempre, com arranjos criativos e soluções inusitadas para canções que tendiam a cair no beco sem saída do metal derivativo que se encerrava em si mesmo na primeira década do século XXI.

"Machine Messiah" quebrou esse paradigma, avançou em certos limites, e mostrou caminhos, ao mesmo tempo em que colocou algumas perguntas a respeito do futuro: se não mudou os rumos do metal e estabeleceu novos paradigmas, o álbum expandiu as já largas opções que o Sepultura buscou.

O que era necessário para que a música do grupo continuasse cativante e com altas doses de inovação e surpresa?

Sepultura (FOTO: DIVULGAÇÃO)

"Quadra" é a resposta. Focado, mas descontraído, é um álbum que sintetiza uma era e inaugura outra. É ainda mais diversificado do que o anterior, só que voltado para a frente. Olha para o futuro, mira lá na frente, e acerta todos os alvos.

O Sepultura não abandonou o metal progressivo, longe disso, mas o foco passou a ser a experimentação. Isso não significa a maluquice de gravar e selecionar qualquer barulho o sequência melódica. Experimentar aqui significa avançar.

"Quadra" tem proposta conceitual, o que segue o que a banda vinha oferecendo desde "Kairos", pelo menos.

A capa foi criada pelo artista Christiano Menezes, da Darkside Books. Segundo Kiesser, "representa as diferentes regiões, fronteiras, tradições que todos nós viemos e tivemos durante o nosso processo de vida".

Na busca por um sentido em um mundo cada vez mais tecnológico e voltado para o consumo e para a o indivíduo, , abnada busca estabelecer o que tá em jogo Na verdade, quer deixar claras as regras o jogo. "Olhe para a moeda. Você dá importância ao dinheiro? Ele não está presente apenas na capa, mas na cabeça de todo mundo. Seja a regra do seu próprio jogo!", diz a banda em nota sobre a obra.

"Em português, além de outros significados, 'Quadra' significa 'quadra esportiva': uma área terrestre limitada, com demarcações, onde um jogo acontece com suas determinadas regras. Somos de diferentes 'Quadras'. Todos os países têm fronteiras, tradições, cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras onde a vida acontece", diz.

O músico completa: "Nossas personalidades, o que acreditamos, como vivemos, como construímos sociedades e relacionamentos… tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos. Conceitos de criação, deuses, morte e ética. Somos escravizados pelo conceito do dinheiro. Quem é pobre ou rico, é assim que medimos pessoas e bens. Independentemente de sua 'Quadra', você precisa de dinheiro para sobreviver. É a regra principal do jogo 'vida"'.

A guitarra de Andreas Kisser, dá as cartas, como sempre, mas parece embebida de novas aspirações. O contexto requer uma comparação com as texturas e as investidas de Alex Skolnick (Testament) no campo das melodias rápidas e pesadas, mas flutuando entre o jazz e o heavy metal tradicional.

Se "Machine Massiah" tinha impressionado pela agressividade em meio a um universo musical mais denso e diversificado, "Quadra" avança em um campo onde não se esperava que o Sepultura passeasse com desenvoltura: música regional brasileira encharcada de timbres de guitarra distorcidos a ponto de fazer tremer pareces com um sotaque muito além do que estávamos acostumados a escutar em álbuns anteriores.

"Quadra/Agony Of Defeat" talvez sintetize o que o disco propõe, uma música extraordinária da música regionalbrasileira interiorana ao mais intenso heavy metal tradicional calcado em guitarras soberbas e um vocal que estremece qualquer estrutura.

O progressivo mantém os dois pés fincados no gênero na melhor música do álbum, "Guardians of Earth", com sua introdução que mistura música brasileira e erudita para mergulhar em um caos sonoro que nem soa tão extremo, mas que define com exatidão o que a banda pretende.

O Sepultura continua soando extremo e violento, especialmente nas músicas que abrem o álbum, mas é possível observar que os horizontes estão mais largos e mais extensos.

"Isolation" e "Means to An End" remetem a um passado nem tão longínquo, com o death metal mais exacerbado e uma timbragem de guitarra que mostram uma influência recuperada do metal extremo dos anos 80.

Como uma porrada na cara, os riffs estupendos que lembram Testament e Death Angel estapeiam o ouvinte e empurram o som muito para a frente, fazendo com que "Last Time" comece a transição para uma outra parte do álbum, a mais progressiva, introspectiva e, paradoxalmente, mais brutal.

"Capital Enslavement" é a música mais intensa e diferente, agregando novos ritmos e influências, passando do jazz para a música extrema sem delicadeza, mas com extrema competência, algo que pode ser observado também em "Ali".

Nesta canção, que conjuga elementos de música do Oriente Médio e arranjos orientais mesclados com uma guitarra pesadíssima, percebemos uma diversidade vocal de Derrick Green que espantam qualquer restrição a sua capacidade interpretativa.

A dupla que fecha o álbum, "Agony of Defeat e "Fear; Pain; Chaos; Suffering", mostra um lado desconhecido do Sepultura, a vocação para compor músicas épicas.

As duas canções se completam, dentro de uma aura de virtuosismo em que o baterista Eloy Casagrande voa de uma maneira quase inacreditável. Aqui parece que o grupo decidiu dizer para todos: "Sempre teremos que provar algo a todos, mas tomem um pouquinho disso para perceber do que ainda somos capazes".

Na contramão da história, o Sepultura parece querer provar que está cada vez melhor. Enquanto bandas precisam suar e batalhar por anos para mostrar novas músicas apenas razoáveis, o grupo brasileiro passeia e lança um álbum melhor do que o outro.

"Quadra" é, até aqui, o melhor CD da banda desde que Derrick Green entrou, em 1998. Não só isso, é um dos grandes álbuns de metal do mundo desde 2015, pelo menos. Nenhum grupo foi tão ousado e tão inovador no período quanto o Sepultura em seus dois últimos álbuns.

É um trabalho intenso e denso, mas que transmite certa descontração típica de artistas seguros e confiantes de que conseguem manter o alto nível para entregar músicas instigantes e de muito boa qualidade. O Sepultura, mesmo veterano, ainda é um farol para futuro do metal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com 'Quadra', Sepultura inaugura nova era e aponta o futuro do metal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts