Topo

O Jethro Tull, como o conhecemos, não existe mais

Combate Rock

29/01/2020 06h59

Marcelo Moreira

O Jethro Tull não existe mais. Não vamos nos enganar com as insistentes notícias de que a banda virá ao Brasil junho, assim como outra encarnação estará por aqui antes.

De forma bem oportunista, o que não é ilegal, produtores de shows, com o aval do dono da banda/marca, Ian Anderson, estão estampando em todos os lugares, letras garrafais, que o grupo fará shows pelo mundo em 2020, inclusive no Brasil.

Anderson, que é flautista, violinista e vocalista, está com 71 anos de idade e é um competente e próspero empresário, atuando em vários ramos, mas o principal é a criação de salmão na Escócia, sendo um dos mais respeitados do mundo nesta área.

Criou o Jethro Tull com amigos por volta de 1968, mas pouco a pouco foi se livrando deles até conseguir o controle total do grupo.

Em 2011, aparentemente farto do mundo do entretenimento, decidiu encerrar as atividades do grupo, mas continuou fazendo turnês esparsas, primeiro em carreira solo, e depois sob o nome Jethro Tull's Ian Anderson com músicos esporádicos.

Dessa forma, sem o fiel escudeiro, o guitarrista Martin Barre, chegou a tocar no Brasil anos depois. Lançou um disco ao vivo, gravado na Islândia (só Anderson na capa, e sob o nome Jethro Tull's Ian Anderson), e cometeu o supremo sacrilégio de lançar uma segunda parte do clássico "Thick as a Brick", álbum da banda de 1972. Tudo isso com o a alcunha de Jethro Tull's Ian Anderson, uma muleta que muita gente no rock já usou – John Key's Steppenwolf, Geoff Tate's Queensryche e muito mais gente.

Portanto, esqueçamos o fato de que ainda existe o Jethro Tull como nos costumamos a ver e a escutar antes de 2011. Anderson cerca-se de músicos contratados e coloca o "complemento" Jethro Tull para facilitar a venda de ingressos.

Claro, eu sei que tal coisa é bastante comum no mundo do rock, especialmente a respeito de bandas veteranas ou artistas antigos, meio esquecidos, que submergem do limbo e tentam fazer alguma grana.

Nada contra e não é ilegal, mas incomoda quando vemos algumas coisas como Creedence Clearwater Revisited ou Dire Straits Legacy, meras bandas cover com a presença de apenas um único mebro original ou da formação clássica.

Seria bem mais honesto como fazem músicos como Peter Gabriel, Roger Waters, David Gilmour, Phil Collins e muitos outros com carreira solo e que tocam canções de suas antigas bandas.

Não é o caso desse Jethro Tull que virá ao Brasil, como anunciam os cartazes. O líder, mentor e principal músico estará à frente, mas de um mero arremedo de banda que leva o nome de um dos mais importantes grupos da Inglaterra e do rock progressivo. Até mesmo o cartaz da turnê brasileira é ridículo, com letras peqqueninas, no alto, com a inscrição "Ian Anderson Presents". Um vexame.

Martin Barre (esq.) e Barriemore Barlow, ex-integrantes do Jethro Tull (FOTO: MONTAGEM COM FOTOS DE DIVULGAÇÃO)

Para complicar ainda mais, promotores que nada têm a ver com  a vinda do Jethro Tull's Ian Anderson estão programando para março a vinda ao Brasil de uma espécie de "tributo" ao grupo inglês com a presença de dois ex-integrantes da formação clássica.

O excelente guitarrista Martin Barre estará acompanhado do baterista Barriemore Barlow e outros músicos para "abrilhantar" esse tributo, que muita gente apressadamente (ou mesmo de má fé) também está chamando de show do Jethro Tull.

Então é isso? Teremos duas encarnações do Jethro Tull tocando no Brasil no espaço de três meses?

É claro que não. Nenhuma das duas pode ser chamada de Jethro Tull, pelo menos não como conhecemos a banda, seja nos anos 70, seja nas constantes vindas ao Brasil a partir dos anos 90.

O que não significa que sejam engodos. Jethro Tull's Ian Anderson é um ótimo programa, com seu líder tocando algunns dos clássicos que o consagraram. O tal tributo vale por conta de Barre, um instrumentista extraordinário.

Serão programas bem legais, mas sejamos honestos conosco: não é Jethro Tull, nenhum dos dois. Quem somos nós para dizer a Ian Anderson como ele deve se apresentar por aí, e com que nome? É problema dele.

Da mesma forma que ele tem esse direito, o de usar o nome Jethro tull como quiser, temos o direito de criticar essa iniciativa. Se antes ele ainda disfarçava usando Jethro Tull's Ian Anderson, agora parece ter perdido o pudor de ter "ressuscitado" a banda sem aviso prévio. 

Fará alguma diferença? Provavelmente não para a maioria, mais interessada em ver Anderson do que propriamente a banda. Mas certamente tem gente que se importa com isso.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Jethro Tull, como o conhecemos, não existe mais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts