Topo

Músico de aplicativo

Combate Rock

28/01/2020 11h57

Importante depoimento de um músico profisisonal que não ganha milhões e que tem de ralar diariamente como todo mundo. Consideramos relevante porque ilustra bem o que virou o mercado musical no século XXI, que músicos e professores de qualquer coisa continuam desprezados e menosprezados.

Ricardo Vignini – violeiro, violonista e guitarrista, com mais de 20 CDs gravados e lançados – publicado originalmente nas redes sociais

Há poucas diferenças entre o que eu faço e um motorista de Uber ou entregador de iFood. Trabalho 12 horas por dia fazendo música para ser distribuído em um aplicativo e ganhar alguns reais.

Boa parte das pessoas que trabalham com Uber ou iFood foram obrigadas a isso. Eu, de certa forma, só sei fazer o que eu faço, não sei dirigir e tenho medo de andar de bicicleta na cidade de São Paulo.

Há dez anos eu estaria agora com a minha assessora de imprensa articulando o lançamento de um CD novo, escolhendo os jornalistas, as revistas especializadas.

Não há mais revista! Jornalista virou blogueiro!

Infelizmente decidi, por enquanto, não fazer mais álbuns físicos, o que pra mim é muito frustrante – fiz 16! Mas confesso que não coloco um CD físico pra escutar faz uns cinco anos.

O dinheiro que eu fazia com vendas é não paga mais o investimento, crowdfunding fiz três bem sucedidos mas depender do correio é foda, muitos extraviavam é eu fico com fama de caloteiro.

Vinil custa R$ 10 mil pra fazer 200, é pra rico! Então sigo fazendo meus lançamentos de forma caótica como o mundo. Ah tem uma diferença entre músico de aplicativo e motorista de aplicativo!

O motorista não é chamado de vagabundo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Músico de aplicativo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts