Topo

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 3

Combate Rock

22/01/2020 19h00

Airton Gontow – do site Coroa Metade e publicado originalmente no site Terceiro Tempo

O passeio começa com um subir de escadas, ladeadas por faixas históricas e repletas de dizeres como Liverpool, The Cream of Europe ("Liverpool, a nata da Europa") de sua fanática torcida que não festeja um título de campeão inglês desde a temporada 1989/90, ainda pela Primeira Divisão, já que a Premier League surgiu apenas dois anos depois, mas que comemorou este ano a sexta conquista da Champions.

Guias também experientes e engraçados, ao menos para quem, como este repórter, aprecia o humor inglês, levam o turista para conhecer as diversas dependências de Anfield, em um padrão muito parecido com o que vimos em outros estádios durante o tour pelo futebol inglês.

Marcante ver expostos no vestiário reservado aos times adversários os uniformes de grandes jogadores que enfrentaram o clube, como Buffon, Xavi, Iniesta, Cristiano Ronaldo, Henry, Messi e o craque do Jardim Irene, capitão do Peta, Cafu; assim como estar no vestiário do clube inglês junto aos "armários" de Mané, Salah e dos brasileiros Alisson, Fabinho e Firmino.

Ainda no vestiário, um vídeo, apresentado pelo técnico Jürgen Klopp, conta a história do clube. Na sequência, um imenso salão traz painéis com fotos e frases dos grandes treinadores que marcaram época na história dos Reds, como Bob Paisley, o técnico que mais venceu grandes títulos pelo Liverpool; Joe Fagan, Kenny Dalglish (There is no one anywhere in the world at any stage who is any bigger or any better than this football club – "Não há ninguém em qualquer lugar do mundo e em qualquer patamar que é maior ou melhor do que este clube de futebol"), Gérard Houllier, Rafael Benitez (Before, I said that they were maybe the best supporters in England. Now, maybe they are the best supporters in Europe – "Antes, eu dizia que eles eram talvez os melhores torcedores da Inglaterra. Agora, talvez sejam os melhores torcedores da Europa.") e, claro, Bill Shankly.

Em toda a parte do estádio e também no museu do clube há muitas referências aos seis títulos de campeão europeu conquistados nas temporadas de 1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84, 2004/2005 e 2018/19. O Liverpool é o maior vencedor inglês da competição europeia, seguido pelo Manchester United, com três conquistas (1967/68, 1998/99 e 2007/08).

Anfield Road, o estádio do Liverpool (FOTO: MARIA PEREIRA GONTOW)

Não havia brasileiros flamenguistas e são-paulinos no grupo. Pena! Ficaram tristes e ao mesmo tempo orgulhosos ao perceber que não há referências às finais de mundiais perdidas.  Em 81, com antológica atuação de Zico, o rubro-negro carioca venceu por 3 a 0.

Em 2005, na maior atuação da vida de Rogério Ceni, o tricolor paulista ganhou por 1 a 0. Em 84, o time inglês foi derrotado pelo Independiente da Argentina (em 77 e 78, os Reds desistiram de disputar o título). 

Na entrada do museu, antes de começar a galeria de troféus, fotos e uniformes, um fato surpreendente: as primeiras "peças" trazem a primeira maquete do Anfield e um uniforme, também antigo, do maior adversário da cidade, o Everton.

Uma plaqueta informa que foi um presente dado pela equipe rival: "Anfield foi a casa do Everton de 1884 a 1892. O primeiro jogo do Everton foi disputado aqui em 27 de setembro de 1884, derrotando o Earlstown FC por 5 a 0".  Exemplo de que civilidade e precisão histórica podem andar juntos com a paixão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 3 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts