Topo

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 1

Combate Rock

20/01/2020 19h00

Futebol e rock se misturaram pouco durante a vida, embora um esteja literalmente amarrado ao outro. O Combate Rock já mostrou algumas vezes essa relação e agora aproveita para ressaltar essa ligação. O jornalista gaúcho Airton Gontow, por conta da final do Campeonato Mundal de Clubes, no Catar, entre Liverpool e Flamengo, no último mês de dezembro – vitória inglesa por 1 a 0 -, fez uma bela crônica a respeito da cidade portuária britânica que legou ao mundo a mehor de todas as bandas de rock, os Beatles. Vamos exibir o longo desta semana o texto em cinco partes. Divirtam-se!

Airton Gontow – do site Coroa Metade e publicado originalmente no site Terceiro Tempo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Visitar a cidade do adversário do Flamengo na final do Mundial de Clubes, é uma atração campeã e apaixonante até mesmo para os mais fanáticos torcedores do rubro-negro carioca.

Situada no noroeste da Inglaterra, com cerca de 500 mil habitantes, Liverpool tem inúmeras atrações, que vão de referências aos Beatles, museus, catedrais e uma impactante região portuária a times de futebol, com destaque para o atual campeão europeu.

Assim como o lindo Rio de Janeiro, Liverpool merece o título de "Cidade Maravilhosa"o deixar a estação de trem, o primeiro olhar revela um entorno elegante.

A poucos metros, os imponentes National Museum e o Royal Court Theatre. Esta é uma das mais famosas e importante cidades europeias e há muito para ver e visitar. Mas não agora.

Ando rapidamente pelas ruas, arrastando as malas com rodinhas. Tenho pressa para chegar ao hotel, guardar meus pertences e sair logo para ver de perto e descobrir tudo sobre os quatro fabulosos: o famoso Quarteto de Liverpool!

– Salah, Firmino, Mané e Alisson!

Estamos, eu e a repórter fotográfica Maria Pereira Gontow, na Inglaterra, a convite da VisitBritain para conhecer, além das cidades, clubes e estádios ingleses.

O campeonato nacional inglês é considerado, com sobras, o melhor do mundo. Organizado e com estádios seguros tem todos os anos vários candidatos ao título – bem diferente do que acontece em países como a Itália, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Holanda, onde a disputa invariavelmente se resume a duas ou três equipes.

Até recentemente, apenas a Espanha rivalizava em visibilidade com a Premier League, já que nela atuavam Cristiano Ronaldo e Messi, os dois grandes craques dos últimos onze anos no Planeta da Bola. A ida do primeiro à Itália, deu "de vez" a supremacia ao Reino Unido.

Superioridade que já repercutiu nas competições continentais. Na última edição da Champions League, quatro dos oito classificados para as quartas-de-final foram ingleses: Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Nas semifinais e final. dois foram da Terra da Rainha: Liverpool (o campeão) e Tottenham.

A final da segunda competição mais importante do continente, a Liga Europa, também foi disputada entre dois ingleses: Arsenal e Chelsea (que conquistou o título).

O futebol busca se consolidar como uma das joias da coroa do turismo inglês.  Dos turistas que prestigiam algum evento esportivo, cerca de três quartos compareceram a uma partida de futebol. O turismo gera £108,55 bilhões por ano para a economia do Reino Unido.

Segundo a Pesquisa Internacional de Passageiros do Departamento de Estatísticas Nacionais, feita em 2014, o gasto médio por visita de turistas que assistem a pelo menos um jogo de futebol é de £855, enquanto para os que não vão a jogo algum o gasto médio é de £628.  Dos turistas que vão ao Reino Unido para prestigiar algum evento esportivo, cerca de três quartos compareceram a uma partida de futebol.

De acordo com o VisitBritain, há um forte crescimento na chegada e gastos dos turistas brasileiros. Nos primeiros três meses do ano passado, foram 74 mil viagens do Brasil para o Reino Unido, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2017.

Em relação aos gastos, mesmo com a crise econômica, de janeiro a março deste ano os brasileiros deixaram em território britânico £56 milhões, o que representa 28% de aumento em relação ao ano anterior.

Pacotes lançados recentemente para brasileiros e outras nacionalidades devem impulsionar ainda mais o número de turistas. Tem dado certo. O bom filho à casa torna: ver o principal esporte do mundo na terra onde ele nasceu, é uma experiência única e inesquecível.

Nos pacotes Football is Great, de quatro, cinco e seis dias, há passeios em pequenos, médios e grandes estádios, visitas a museus temáticos do futebol, jogos e idas a pontos turísticos e gastronômicos, já que ninguém é de ferro. Nem de couro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts