Topo

Son of Apollo, Opeth, Tool e o renascimento do prog metal

Combate Rock

14/01/2020 07h00

Marcelo Moreira

Quando as bandas norte-americanas Queensryche e Fates Warning surgiram nos anos 80 demoraram um pouco para serem levadas a sério. Aquilo que se convencionou chamar de metal progressivo, anos depois, era ousado demais para um mercado dominado por bandas de hard rock "farofa" e um som repleto de excessos de produção.

Curiosamente, foi necessária a explosão do thrash metal californiano para que as qualidades das duas bandas ganhassem alguns holofotes e influenciassem toda uma geração de grupos que mesclavam o melhor dos dois mundos nos anos 90, começando por Dream Theater e Symphony X.

Com altos e baixos desde então, o metal progressivo vivia de espasmos do próprio Dream Theater, o principal nome do subestilo, mas fervilhava no underground metálico, com nomes tão distintos quanto Between Buried and Me, Animal As Leaders, TesseracT, Coheed and Cambria e muitos outros.

O ano de 2019 foi um daqueles em que o subgênero teve muito destaque por conta da qualidade dos grandes lançamentos, a começar por "Distance Over Time", do Dream Theater, que chegou às lojas em fevereiro. Tem a qualidade de sempre, bem alta, mas não arrancou suspiros dos fãs, que esperavam algo mais "genial", digamos assim.

Foi o segundo semestre que registrou uma profusão de lançamentos de prog metal de alta qualidade, e o melhor de todos, na verdade, é um CD que será lançado apenas na segunda quinzena de janeiro de 2020, mas que chegou aos ouvidos de alguns jornalistas do mundo inteiro e "vazou" em alguns sites selecionados de downloads ilegais.

"MMXX", do Sons of Apollo, certamente se tornará um clássico do subgênero pela qualidade das oito músicas e pela excelência da performance do quinteto.

Se no primeiro álbum do supergrupo – Jeff Scott Soto (vocais, ex-Yngwie Malmsteen, Talisman), Mike Portnoy (bateria, ex-Dream Theater), Billy Sheehan (baixo, ex-Mr. Big), Derek Sherinian (teclados, Black Country Comminon, ex-Dream Theater) e Ron "Bumblefoot" Thal (guitarra, ex-Guns N'Roses) – os teclados e arranjos bombásticos predominavam (Sherinian é um dos fundadores), agora as guitarras ganham proeminência e trazem um trabalho extraordinário.

O primeiro single, "Goodbye Divinity", é uma das melhores canções de heavy metal lançadas nos últimos anos. É pesada, densa e possui várias mudanças de ritmo que atordoam o ouvinte. Portnoy mostrou que está em ponto de bala e que certamente quis dar mais uma demonstração de força e criatividade para os eternos fãs do Dream Theater e para os seus críticos.

"Quando eu me juntei a Sherinian para criar a banda tínhamos em mente fazer algo que conseguimos com sucesso em nosso tempo juntos Dream Theater: um metal clássico com muitas doses de progressivo e peso que mexesse com as estruturas. Formada, a banda enveredou por um caminho um pouco diferente. É metal progressivo, só que mais pesado que o Dream Theater, o que nos distancia bastante do que vem sendo feito atualmente", afirmou empolgado o baterista em recente passagem pelo Brasil, quando excursionou com o Noturnall.

"Fall to Ascend", o segundo single, também é poderosa, com riffs de guitarra bem construídos e um baixo trovejante, em um dos trabalhos mais impactantes de Sheehan nos últimos anos.

Outro destaque é a épica "New World Today", copm seus majestosos 15 minutos de duração e encadeada de forma a conter várias "suítes". Aqui a influência do Dream Theater é nítida, não só na estruturação da longa canção mas também na temática esóterico-ambiental. Portnoy sentem-se à vontade em seu habitat, carregando a faixa de influências de Yes, Genesis e King Crimson.

"Wither of Black" e "Desolate July" são mais simples, mas trazem boas ideias de riffs e arranjos, e são as canções onde Soto domina e demonstra suas inegáveis credenciais. Muito à vontade, passeia por diversos tons e timbres, em um trabalho vocal que poucos artistas conseguem atingir em termos de qualidade.

Os suecos do Opeth, com seus mais de 25 anos de carreira, optaram por manter o pique registrado nos últimso álbuns, onde o rock progressivo lentamente vai substituindo o metal, com bons resultados.

"In Cauda Venenum" é álbum delicado, mas difícil. Com a aura do King Crimson pairando em cada nota, a obra precisa ser apreciada aos poucos, apresentando várias "tonalidades" e camadas sonoras instigantes.

Lançado em duas versões – inglês e sueco -, "In Cauda Venenum" é robusto e ambicioso, esbarrando na pretensão. Ok, o líder, o vocalista, guitarrista e principal compositor Mikael Akerfeldt tem estofo para isso e bebe em diversas fontes para agregar desde o rock progressivo até escalas frequentes em composições do mundo erudito.

É o caso de "Heart in Hand", um primor de criatividade e inteligência, onde a guitarra sutil e visionária comanda as ações, enquanto Akerfeldt abusa do silêncio em vários trechos, lembrando o compositor alemão Karlheinz Stockhausen e o norte-americano John Cage.

A bela peça "All Things Must Pass", que fecha o trabalho, é progressiva em toda a sua essência, relembrando os grandes momentos do Genesis. Novamente a guitarra é o destaque, alternando a delicadeza com um som áspero típico do Opeth pré-metal progressivo.

O grupo ainda surpreende em canções como "The Garroter", com sua inspiração no jazz e arranjos esplendorosos, e "Charlatan", que merglha fundo nos anos 70, assim como "Universal Truth", totalmente influenciada por teclados à la Yes e pitadas de Ken Hensley e seu Uriah Heep.

A rede de inspiração também foi fundamental para que o Tool retornasse depois de mais de uma década a um álbum de inéditas com "Fear Inoculum".

Rock progressivo, prog metal, underground, alternativo e mais um monte de rótulos soam imprecisos para tentar entender o som dessa banda interessante, mas não muito acessível.

O King Crimson parece também ser a fonte primordial deste álbum, com sua cadência lenta, passagens de origem jazzística e a valorização dos silêncios e "climas" em temas longos e cheio de mudanças de andamento.

Para muitos o Tool continua se autossabotando ao apostar em canções anticomerciais e pretensiosas, como "Pneuma" e a pesada e tensa "Descending", embora faça algumas concessões na delicada e sutil "Culling Voices", de rara beleza entre as músicas do grupo. É um som que precisa de tempo para ser degustado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Son of Apollo, Opeth, Tool e o renascimento do prog metal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts