Topo

Bossa nova, blues e muita mistura com BossaCucaNova e Lucas Ray Exp

Combate Rock

07/01/2020 06h18

Marcelo Moreira

Bossa nova com blues; rock com jazz e com música regional, com um pouco de blues como tempero. A música instrumental brasileira cotinua surpreendendo nas mãos de artistas que procuram inovar nas notas mais simples e nos arranjos mais inusitados.

O grupo Bossacucanova não economiza na ousadia ao brincar com ideias e melodias e fundir blues e bossa, com o jazz no fundo e muita descontração no estúdio. Quando o trio encontra Roberto Menescal, o admirado violonista e compositor da bossa nova, a química produz uma explosão dançante, hipnótica e exuberante.

"Bossa Got the Blues" é o resultado da parceria, um CD delicioso que tem muito de psicodelia, mas também uma quantidade extraordinária de blues e jazz.

A viagem é tipicamente tropical, mas encharcada de arranjos inusitados e uma guitarra etérea e suave, com riffs intrincados e flamejantes.

"1937" abre a festa com grandiosidade, transbordando alegria e excitação, que segue na faixa seguinte, "Mandacaru", que mistura tudo o que eles já faziam com pitadas de regionalismo, melhorando aquilo que já era bom.

Ao contrário do que possa parecer, o disco não é um mero suporte para Menescal se divertir e produzir seu som característico. É uma massa sonora que tem vida e que dialoga no mesmo nível com o mestre da bossa nova, como é possível observar nas intensas "Bossa Got the Blues", "Vou Nessa" e "Kalunga Rocket".

Menescal brilha "Galeria Menescal", feita sob medida para seu violão característico e sua guitarra suave, enquanto que "Train to Ipanema" tenta recriar um clima mais intimista e nostálgico.

Quem teve a ideia de reunir os dois mundos está de parabéns. "Bossa Got the Blues" pode ser comparado à explosão sonora do Bixiga70 diante da qualidade e da maestria e da qualidade do que foi elaborado. É um trilha sonora deliciosa para tardes deliciosas de descanso e contemplação.

Lucas Ray (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De uma forma um pouco mais esplendorosdsa, no sentido de sintetizar uma massa sonora aparentemente desconexa, o guitarrista Lucas Ray mostra qualidades e aponta caminhos diferentes na música instrumental.

O primeiro single de seu projeto, Lucas Ray Exp, é "Counting Colors", onde técnica e feeling aparecem esquilibrados em meio a fraseados rápidos e envolventes.

Claro que as referências são muitas, em especial aos magos Joe Satriani e também Steve Vai. Mas são muitas notas por segundo, né? São, mas que não comprometem a qualidade do produto final. Tem rock pesado, mas também tem blues e jazz, com alguns sotaques regionais.

Maranhense radicado em São Paulo, Ray tem ótimo domínio do instrumento e consegue aliar vários movimentos em uma mesma canção. Por mais que soe como muita informação, é um recurso que apenas ótimos instrumentistas conseguem exibir.

Lucas Ray Exp não é um projeto instrumental, mas a música chamou bastante a atenção. "Senti que essa música teve uma expressividade muito grande. Cerca de 90% do meu material tem os meus vocais, mas esse som demonstra bem o que é possível explorar na guitarra."

O músico admite que sentiu saudade de uma firula tipo shred (fritação), mas que a melodia é uma parte fundamental da música que produz.

"Como fã de rock progressivo e trilhas sonoras, eu gosto muito dessa coisa de contar histórias apenas de frma melódica e nem sempre tenho necessidade de palavras para me expressar. Peguei muita coisa do jazz fusion e do intrumental progressivo pra criar as linhas melódicas da música", diz o guitarrista.

Na música brasileira, Lucas Ray bebe bastante nos trabalhos de Paulo Belinatti, Tom Jobim e Dori Caymmi, além de jazzistas como Joe Pass e Pat Metheny. "O uso da guitarra de sete cordas é algo que faço bastante e que remete ao meu interesse pela música regional e por choro, que me fascinam. Acho que essa mistura toda está sendo importante para formatar o meu som e imprimir um DNA próprio no meu trabalho."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bossa nova, blues e muita mistura com BossaCucaNova e Lucas Ray Exp - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts