Topo

Jon Anderson, a voz eterna do Yes, completa 75 anos

Combate Rock

29/10/2019 06h35

Marcelo Moreira

Era um dia de sol forte na avenida Paulista, em São Paulo. Tarde de primavera, quase verão, e um inglês decidiu comemorar seu aniversário andando pelos arredores e curtindo a paisagem e a loucura paulistana. A filha bonita, que fazia backing vocals, o acompanhava na divertida tarde.

Vestido de branco, como quase sempre, Jon Anderson, então ex-vocalista do Yes pela terceira vez, afirmava que a América do Sul e o México tinham mantido algo que os europeus tinham perdido: a vontade de curtir a vida, mesmo que fosse apenas uma tarde.

Ele nunca escondeu que detestava o clima chuvoso, frio e cinzento de Londres e da maioria das cidades inglesas. Gostava de afirmar que era um cidadão do mundo, que o mundo "quente" o atraía desde sempre. Por isso, adorava o Brasil e fazia questão de vir ao país sempre que podia.

"Comida boa, gente bonita, ritmo frenético e muita sabedoria. Independentemente das crises econômicas, aqui as péssoas ainda encontram espaço para curtir um pouco a vida", disse o cantor.

Anderson completou 75 anos nerste mês de outubro. Dos artistas britânicos do rock progressivo, é o segundo mais velho (Roger Waters, do Pinkf Loyd, nasceu meses antes), embora não seja o pioneiro do segmento.

Nome importante do underground folk britânico do começo dos anos 60, camelou bastante até que conseguisse firmar seu nome na cena londrina.

Jon Anderson (FOTO: DVULGAÇÃO)

Entretanto, foi ao encontrar o baixista Chris Squire em um pub, estudante universitário como ele, mas quatro anos mais novo, que a carreira deslanchou. E então surgiu o Yes em 1968, que tomaria forma definitiva no final daquele ano.

O primeiro disco, autointitulado, era um pastiche pop dos Beatles e dos Hollies. Fora necessárias doses importantes de ousadia de Anderson, Squire e do guitarrista Peter Banks (morto em 2013), buscando uma sonoridade mais rebuscada e sofisticada, mirando o próprio Pink Floyd, The Move e Moody Blues.

A banda ralou muito e as coisas começaram a acontecer a partir de 1970, com a saída de Banks e a chegada do guitarrista Steve Howe.

Foi então que o quinteto mergulhou no rock progressivo definitivamente, rivalizando com o Genesis, com o King Crimson, com o Emerson, Lake and Palmer e o Jethro Tull.

Com seu acento mais pop, mas conjugado com uma pegada mais erudita e pomposa – especialmente com a chegada de Rick Wakeman no lugar do tecladista Tony Kaye -, foi o grupo do segmento que mais vendeu álbuns nos anos 70.

Exímios músicos, tornaram-se alvo dos punks, ao lado do Pink Floyd. Foram acusados de descaracterizar o rock e de quererem elevá-lo a uma espécie de arte superior.

Ignorando essas bobagens, mantiveram o alto nível dos trabalhos de estúdio até que que as diferenças musicais provocaram mudanças de formação. Wakeman saiu, voltou e saiu de novo, seguido por Anderson em 1979.

Yes acabou em 1981 por desideratação e vendas baixas. Squire e o baterista Chris Squire tentaram se unir a Robert Plant e Jimmy Page logo em seguida, mas o ex-vocalista do Led Zeppelin logo pulou fora. Meses depois, Page desistiu.

E então a ideia era criar o Cinema, com o guitarrista e vocalista sul-africano Trevor Rabin, que mais tarde se tornaria compositor de trilhas sonoras para filmes.

"90812", o clássico do Yes de 1983, estava pronto quando Jon Anderson decidiu visitar os amigos White e Squire no estúdio. Escutou o que faxziam e pirou.

Não demorou para que ele os convencesse que de deveria participar. O nome voltou a ser Yes e o disco foi o maior sucesso da banda inglesa em todos os tempos.

Ao longo dos 20 anos seguintes, a banda teve altos e baixos, com Anderson saindo em 1987 e retornando em 1991, para ser defenestrado definitivamente em 2008 porque ficou seriamente doente e comprometeu a turnê dos 40 anos da banda.

As relações com Squire e Howe ficaram abaladas, a ponto de fazer com que Rick Wakeman abandonasse a banda pela enésima vez – ironicamente, sendo substituído por um de seus filhos tecladistas, Oliver Wakeman.

Genioso e exigente para alguns, solidário e parceiro para outros, o ex-cantor do Yes ultrapassou os 50 anos de carreira com um currículo invejável – só de Yes foram 40 anos, além de encontros prolíficos com o tecladista grego Vangelis, o inglês Mike Oldfield, o cantor mineiro Milton Nascimento, o violinista francês Jean-Luc Ponty e o guitarrista sueco Roine Stolt (Flower Kings).

Anúncio da Union Tour, em 1991: da esq. para a dir., Tony Kaye (teclados), Trevor Rabin (guitarra e vocais), Rick Wakeman (teclados), Alan White (bateria, com a camisa do Flamengo), Chris Squire (baixo), Jon Anderson (vocais), Bill Bruford (bateria) e Steve Howe (guitarra) (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Entusiasta da música brasileira, Jon Anderson já trilhava uma carreira solo paralela no auge do Yes, em meados da década de 70, quando lançou o exótico "Olias of Sunhillow", de 1975, um álbum incomum, baseado em música étnica e sons acústicos.

Veio ao Brasil pela primeira vez para tocar no Rock in Rio I em 1985, evento que encantou o vocalista, marcando uma série interminável de visitas com o Yes e em shows solo – alguns sozinho mesmo, só ele e violão, como em em 2012.

Seu mais recente álbum, deste ano, é "1.000 Hands: Chapter One", que reuniu novas composições e sobras de um projeto engavetado, Uzlot

O resgate das músicas do Uzlot surpreendeu, já que Anderson é um compositor prolífico. Muita gente imaginava que ele fosse retomar a parceria com Roine Stolt, que rendeu um ótimo CD há três anos, onde o rock progressivo predominou.

Com as portas abertas para o mundo, o cantor contou com um time estrelado para gravar as canções multifacetadas e diversificadas. Quem mais aparece é o violinista francês Jean-Luc Ponty, um amigo antigo que deu uma "cara" de world music para várias canções.

Outro Anderson brilha em pelo menos três canções. Contemporâneo do rock progressivo setentista, o líder do hoje encerrado Jethro Tull, Ian Anderson, tocou flauta e violão, além de outros amigos, como o tecladista Jonathan Cain (ex-Journey), Carmine Appice (ex-Vanilla Fudge e Beck, Bogert and Appice) e o guitarrista Rick Derringer.

Das gravações mais antigas foram aproveitadas performances de outros artistas importantes, como Bobby Kimball (vocais, ex-Toto), Billy Cobham (bateria), os jazzista Larry Corryel (guitarra) e Chick Corea (teclados), além do baixo de Squire e da bateria de White.

As canções mantêm um astral bem positivo, como "Where Does Music Come From?" e a oriental "Ramalama", além da dançante e festiva "Make Me Happy". As mensagens de esperança e de teor ecológico permeiam quase todas as letras, mas longe da pregação e de tornar o CD enfadonho.

Ponty vai muito bem em "First Born Letters" e "Activate", enquanto que Ian Anderson acrescenta sons interessantes em "Make me Happy" e "Now Variations"

É difícil encarar o Yes sem Jon Anderson, e fica complicado ouvir Jon Anderson sem o Yes neste século. Delicado, sutil e emocionante, o cantor mostra fôlego para encarar mais alguns anos de rock progressivo e world music da melhor qualidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jon Anderson, a voz eterna do Yes, completa 75 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts