Topo

Exposição fotográfica mostrará a presença negra no metal gaúcho

Combate Rock

21/10/2019 17h00

Marcelo Moreira

O saudoso Carlos José Camargo costumava ser uma atração em shows de heavy metal no início dos anos 90. Alvo de curiosidade, frequentemente era abordado por alguns: "você gosta mesmo de metal?". Irônico, o mestre em informática que era um negro orgulhoso e militante, dizia que não. "Sou um agente da polícia disfarçado monitorando o local."

Quando ia aos churrascos com os amigos onde Iron Maiden e AC/DC estouravam nas caixas, muitos não se conformavam com aquele negro gordo chacoalhando o pescoço. "Mas você não gosta de samba e rap?", perguntou certa vez, inadvertidamente, uma ingênua com a indefectível camiseta preta dos Ramones. "Não. Eu estudei e evoluí", disparou de forma grosseira, em meio a sorrisos sarcásticos.

Ele levava na boa esse tipo de abordagem, mas às vezes não suportava o racismo estrutural que tentava separar o gosto musical em castas.

Ainda hoje esse preconceito ordinário e estúpido prevalece em alguns ambientes. Por que o negro não pode gostar de rock pesado e rap ao mesmo tempo?

Por que será sempre associado ao samba e ao pagode, e não a bandas como Living Colour e Bad Brains, exemplos máximos de rock pesado capitaneado por negros?

A sociologia explica muito bem a questão a partir da escravidão e da pobreza que afetou (e ainda afeta) parte expressiva da população negra brasileira, por mais que tais explicações sejam eivadas de imprecisões e de conceiyo contraditórios e até mesmo rasos. No Brasil, a maioria da população negra nunca se sentiu muito à vontade no rock sustentado pela classe média brasileira.

Uma exposição fotográfica importante pretende mostrar a presença de músicos negros no rock brasileiro, em especial no Rio Grande do Sul.

O projeto "Preto no Metal" deverá resultar em documentário retratando a realidade destes artistas em um contexto de ainda pouca apropriação étnica versus estilo musical.

FOTO: INDY LOPES00

Historicamente, a música "pesada", nesse projeto representada pelo estilo heavy metal, contou com poucos nomes de personalidades negras, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Na região Sul do Brasil, essa representatividade é ainda menor, por ser uma região de colonização predominantemente europeia.

O projeto surgiu quando a fotógrafa Indy Lopes captou algumas imagens de um músico negro atuante no cenário da música underground em Porto Alegre para compor seu portfólio.

Após o ensaio, juntamente com alguns amigos, surgiu a ideia de realizar um ensaio fotográfico somente com músicos negros atuantes na cena heavy metal e transformar este material em uma exposição de Artes Visuais.

Essa simples sugestão, inicialmente despretensiosa, deu espaço para vários questionamentos quanto à participação dos negros nesse estilo musical e permitiu vislumbrar a criação de um projeto cultural com a intenção de enaltecer sua maior participação no mundo da música pesada, proporcionando reflexões e diálogos que levem à sua representatividade.

 

Segundo a fotógrafa, um dos objetivos da mostra é "promover a discussão sobre a falta de representatividade do negro no metal, discutindo com a sociedade os possíveis motivos desse cenário e questionando a atual realidade do envolvimento do negro no rock".

Indy também acredita que será possível estimular e realizar "ações socioculturais para mostrar, questionar, discutir e mudar o atual cenário de baixa representatividade do negro no estilo musical".

 

A exposição contará com um ensaio fotográfico com imagens captadas de músicos negros atuantes na cena heavy metal no Rio Grande do Sul.

Será realizado também um bate-papo com as pessoas envolvidas no projeto. Este material será exibido gratuitamente na próxima semana, nos dias 23 e 24 de outubro, na Casa Obscura (Rua Garibaldi, 776), em Porto Alegre (RS). Em ambas as datas, quarta e quinta-feira, a exposição estará aberta ao público a partir das 19h.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exposição fotográfica mostrará a presença negra no metal gaúcho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts