Topo

Sioux 66 retorma mais forte e pesado em novo álbum

Combate Rock

18/10/2019 07h00

Marcelo Moreira

Diversificação, sofisticação e maturidade. As três palavras definem o novo trabalho da banda paulistana Sioux 66, um dos principais nomes da nova geração hard rock brasileira que canta em português.

Na esteira de uma bem-sucedida passagem pelo Rock in Rio 2019 nos palcos alternativos, o quinteto decidiu que era hora de colocar a "faca nos dentes" e adicionar mais peso a um som hard bem feito e baseado nas melodias.

"Isso não aconteceu de caso pensado. As músicas saíram assim. O som era um pouco mais bluesy e, com a chegada do Yohan [Kisser], ganhamos mais peso e expandimos um pouco mais o leque de influências", diz o guitarrista Bento Mello.

É possível notar as diferenças a que ele se refere. Depois que o guitarrista Mika Jaxx deixou o grupo e se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, ficou a dúvida para chamar um músico para o seu lugar: um cara mais blues, tipo Slash, ou alguém com outro direcionamento, mais pesado?

"Creio que essa nem foi a questão principal. Quando optamos pelo Yohan, queríamos um músico que tivesse um histórico diferente e com outras linhas de pensamento. De cara sabíamos que era ele, e era inevitável que o som mudasse", afirma o guitarrista.

Yohan Kisser, filho de Andreas Kisser, do Sepultura, trouxe mais do que sua incendiária guitarra e seus fraseados clássicos e elegantes. A banda precisava de mais um compositor, e Kisser assina cinco das oito faixas do álbum "MMXIX" (2019 em algarismos romanos).

Pode ser apenas coincidência que o primeiro álbum com Kisser – o terceiro da banda – soe mais pesado, mas é fato que as guitarras estão mais em evidência, aprofundando o conceito de duelo entre a dupla das seis cordas.

O grupo deixou de lado também temas mais complexos e sofisticados e apostou em um som mais direto. São oito músicas em menos de 40 minutos dinâmicos.

Os grandes destaques são "O Corre" e "Virtual/Realidade", que ilustram a nova fase, digamos assim, do Sioux 66. A primeira é um hard rock clássico baseado no duelo de guitarras frenético e um vocal mais agrssivo de Igor Godoi.

A segunda se aproxima mais do heavy, com uma sonoridade mais moderna e timbres de guitarra bem mais pesado. A agressividade também predomina.

"Diversão", clássico dos Titãs, ficou ótima na versão mais suja e quase punk, em um belo tributo, que contou com as participações de Branco Mello (integrante dos Titãs e pai de Bento Mello), de Gabriel Martins e da cantora Cyz Mendes.

"A escolha dessa música é marcante porque demonstra qual foi o sentimento na construão e gravação do álbum. Houve uma pequena 'desconsrução' para deixá-la mais pesada, com aquele ar de hard rock americano dos 80. Foi insano e emocionante regravá-la com a nossa cara", comenta Bento Mello entusiasmado.

"MMXIX" é um disco poderoso e interessante, fugindo das propostas que as bandas atuais encampam, de sonoridade saturada e muito alta.

O grupo decidiu ser mais direito e econômico, optando pela energia e intensidade e deixando um pouco de lado a sofisticação. A maturidade do terceiro álbum ofereceu ao Sioux 66 a chance de lançar o seu melhor trabalho.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sioux 66 retorma mais forte e pesado em novo álbum - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts