Topo

Projeto de lei pretende criminalizar músicas com 'conteúdo impróprio'

Combate Rock

15/10/2019 17h12

Marcelo Moreira

Já era esperado que a música – e o rock, em particular, se tornasse alvo da sanha conservadora asquerosa que domina o país. Na verdade, as tentativas de coerção e censura à arte são anteriores às eleições de 2018, quando os portões do inferno foram abertos e o bolsonarismo tomou conta de muita coisa.

Muitos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais desde sempre tentaram impor conceitos religiosos-medievais para tentar se meter na vida privada das pessoas e regulamentar o "comportamento". Essas tentativas sempre foram consideradas ridículas e devidamente menosprezadas, relegadas a gavetas e latas de lixo.

Com a ascensão do que há de pior no conservadorismo após as eleições de 2018, não dá mais para menosprezar as tentativas de censura, por mais estapafúrdias que sejam. É só observar o que está ocorrendo no âmbito do governo federal, com cancelamentos de eventos artístico-culturais promovidos por instituições como Caixa e Banco do Brasil.

Pois as hordas do atraso e das trevas estão avançando, finalmente, e sem que haja uma reação adequada. Primeiro foi a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que aprovou em primeira votação a chamada escola sem partido, ou seja, a proibição de "qualquer tipo de menção a infõrmações de cunho político ou ideológico em sala de aula" (uma das coisas mais abjetas, estapafúrdias e sem sentido na atualidade). O texto ainda precisa passar por uma segunda votação e, depois, pela sanção do prefeito.

Reprodução da capa da edição brasileira do livro "liberdade de Expressão: Dez Princípios para Um Mundo Interligado", de Timothy Garton Ash

Na Câmara dos Deputados, foi apresentado um projeto risível, mas nojento, que pretende crimininalizar música e gêneros musicais. É uma excrescência tão grande, de uma indigência mental tão asssutadora, que não mereceria atenção em tempos normais.

É claro que esse tipo de coisa abominável só poderia sair de um partido deformado e inacreditável como o PSL. O autor é o deputado federal Charlles Evangelista (PSL-MG), que tem sua base eleitoral na região de Juiz de Fora.

O alerta foi dado nas redes sociais pela jornalista Juliana Mello (On Stage Lab), uma artista e militante do rock e do heavy metal que é antenada e conseguiu observar uma nota aparentemente jogada e meio escondida do site O Antagonista, conhecido pelo viés conservador de seus textos e linha editorial.

Ela foi atrás do texto do projeto 5.194/2019 e pescou algumas pérolas:

O parlamentar em questão apresentou um projeto de lei que tipifica como CRIME estilos musicais que contenham expressões pejorativas ou ofensivas. No contexto da proposta, ele esmiúça da seguinte maneira:

"§1º – na mesma pena prevista no caput incorre aquele que através de qualquer estilo musical que contenham expressões pejorativas ou ofensivas, que estimulem:
a) O uso e o tráfico de drogas e armas;
b) A prática de pornografia, pedofilia ou estupro;
c) Ofensas à imagem da mulher;
d) O ódio à polícia."

Na justificação a gente logo percebe o viés ideológico:

"(…) O mal-estar se deve ao conteúdo explícito das letras, que abordam temas de cunho sexual e, por vezes, fazem apologia a crimes. Desse modo, a criminalização de estilos musicais nesse sentido seria uma forma de garantir a saúde mental das famílias e principalmente de crianças e adolescentes que ainda não tem o discernimento necessário para diferenciar o real do imaginário."

Ainda tem mais na justificativa:

"(…) Diante da popularidade que as músicas de diversos ritmos veem ganhando proporção, podemos perceber que estas se encontram com um nível defasado de letra e que na maioria das vezes agridem a imagem da mulher, apelam para o comportamento erótico e a existência de inúmeros palavrões."

E segue:

"(…) Com isso, conclui-se que os autores e cantores de qualquer estilo musical que tenham conteúdos pejorativos ou ofensivos devem ser responsabilizados criminalmente e punidos pelo Poder Judiciário, tratando-se a presente proposição em reafirmar o espírito maléfico de estilos musicais que incentivam de qualquer forma a propagação de crimes ou situações vexatórias (…)"

Para arrematar, uma conclusão de Juliana Mello bastante pertinente:

"O quê eu concluo com isso?
– Funk proibidão: cadeia (objetivo principal da proposição, tá na cara);
– Punk nacional: cadeia;
– Pop nacional: cadeia;
– Duplas / cantores sertanejos: cadeia;

E se der pra punir olhando pra trás, aí teremos:
– Lobão: cadeia;
– Rock nacional (incluindo Ultraje a Rigor e Roger): cadeia;
– A discografia inteira do Velhas Virgens: cadeia;
– Duplas / cantores sertanejos: cadeia;
– Noel Rosa: cadeia (se fosse vivo) ;
– Gabriel Pensador: cadeia;
– Roberto e Erasmo Carlos: cadeia."

FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET

Não para saber qual é a chance, neste momento, de termos a tramitação, apreciação e votação de tal excrescência. Aparentemente, não está na pauta e não existe perspectiva de entrar na pauta da Câmara dos Deputados tão cedo.

Mas aí é que está o problema: justamente por isso é que corremos o risco de um esgoto desse tipo entrar sorrateiramente na pauta, depressa e solerte, e ser votada e aprovada em duas votações na Casa, meio que na calada da noite.

Muitos vão dizer que realmente é uma enorme bobagem e que isso jamais corre o risco de ser aprovado. É gente otimista demais e que não percerbe a escalada conservadoraem prol da censura e do autoritarismo.

Pode ser até que integrantes das bancadas conservadoras e religiosas, mas que sejam um pouco mais lúcidos e conscientes, podem considerar esse trambolho uma grande bobagem e não encampem. Só que não dá para garantir, em vista da péssima qualidade do nosso Congresso e dos integrantes absurdos e retrógrados que ocupam cargos ministeriais.

Acho pouco provável que, no médio prazo, esse tipo de iniciativa volte a nos assombrar, seja por ser absurdo, seja por ser inconstitucional, por ferir a liberdade de expressão.

No entanto, não para descartar que o governo abrace tal estultície e consiga empurrar adiante no Congresso,mesmo com a inconstitucionalidade. Seria maisa uma cortina de fumaça para desviar o foco da completa incompetência de uma administração de lunáticos, que é incapaz até mesmo de gastar o dinheiro que precisa ser gasto dentro do Orçamento da União.

Tal porcaria é bem capaz de fazer barulho e suscitar debates absurdos sobre a "viabilidade e a necessidade" de, ao menos, "debater" tal coisa.

A guerra contra a cultura, as artes e a educação, bem como ao bom senso e a inteligência, não será simples e requererá boas doses de paciência, estômago forte, vigilância e forte resistência. Eles não vão vencer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Projeto de lei pretende criminalizar músicas com 'conteúdo impróprio' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts