Topo

Série que desvenda segredos do pop brasileiro chega à TV

Maurício Gaia

09/10/2019 15h03

A série "Histórias Secretas do Pop Brasileiro", dirigida pelo jornalista e blogueiro deste UOL André Barcinski, estréia nesta sexta-feira (11/10), no canal Music Box Brasil.

Dividida em oito episódios, a série foi lançada dentro do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em junho, e traz histórias desconhecidas dos bastidores da música pop, principalmente das décadas de 70 e 80.

Brazillian Gengis Khan (Foto: Divulgação)

Casos como a de artistas brazucas que se passavam por  estrangeiros, como o Brazilian Gengis Khan (que só passou a adotar o "Brazilian" depois que se revelou que eles não eram o Gengis Khan original alemão), ou a brasileiríssima Regina Shakti, que interpretava a cantora alemã D.D. Jackson nos palcos brasileiros.

A explicação para isso era simples, segundo Helio Costa Manso, músico e ex-executivo de gravadora: um dos principais meios de divulgação das músicas dos artistas originais eram programas de auditório (eram tempos pré-MTV e não ainda não existia o fenômeno dos video clipes). Na impossibilidade de trazer os artistas para o Brasil, a solução era encontrar "clones' que os interpretassem.

Outras histórias são contadas na série, como a d'Os Carbonos, grupo de estúdio que chegou a gravar cerca de 100 mil músicas, em 30 anos, entre elas sucessos como "Feelings", "Domingo Feliz", "É o Amor" e quase toda a música brega e sertaneja dos anos 70, 80 e 90. Provavelmente é a banda brasileira com maior número de hits gravados no país.

Gretchen (esq.) e Mr. Sam (centro) – Foto: Divulgação

O produtor, DJ e apresentador de televisão argentino Mr. Sam também tem um episódio dedicado a ele. Descobridor de talentos como Gretchen, Nahin, Lady Lu, entre outros, ele tem histórias engraçadíssimas e fantásticas. Em entrevista coletiva, o diretor conta que são tantas as histórias de Mr. Sam que ele será personagem de um longa, dedicado somente a ele.

André Barcinski e Regina Shakti (D.D. Jackson) – Foto: Divulgação

Na mesma entrevista, André Barcinski revelou que de todos os procurados para dar depoimentos para a série, somente o Roupa Nova não quis participar. Paulo Massadas, compositor de uma avalanche de hits, revelou que ao apresentar "Whisky a Go-Go" para a banda, a música teria sido rejeitada, por ser simplória demais. No final, por uma certa pressão da gravadora, o Roupa Nova acabou gravando a canção e, segundo as palavras dele "agora, eles estão condenados a toca-la até o fim da vida".

A série será exibida às sextas-feiras, às 22:30.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Série que desvenda segredos do pop brasileiro chega à TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts