Topo

Arremate perfeito, os Scorpions esbanjam vitalidade e energia no Rio

Combate Rock

06/10/2019 15h10

Marcelo Moreira

O guitarrista Matthias Jabs toca com a guitarra feita especialmente pra o Rock in Rio 1985 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os 55 anos de carreira pesaram, e os Scorpions suportaram bem a pressão de ter de subir ao palco depois do furacão Iron Maiden na última sexta-feira, o dia do metal no Rock in Rio.

Relaxados e experientes, os alemães passearam pelo palco e não deram bola para quem torcia por um show morno e protocolar. Se em São Paulo, uma semana antes, eles também tinham entrado com o jogo ganho, no Rio foi apenas uma questão de adequação de repertório.

E o que podemos esperar de um show do Scorpions que possa surpreender? Uma versão muito pesada da instrumental "Coast to Coast", um clássico eterno que teve Michael Schenker, o irmão mais novo de Rudolph, também guitarrista, na versão original de 1979.

Ou então um blues furioso e com muito boogie na versão de "The Zoo". Aos 71 anos, Klaus Meine se adaptou aos novos tempos e ao peso da idade e canta de uma forma um pouco diferente. Forçando menos a voz, consegue bons resultados e deixa muito cantor novinho para trás.

Com uma penca de hits e uma usina de riffs de guitarra, o Scorpions fez uma grande apresentação. Hard rock coim peso e inspirado, em performances contagiantes. Dava para esperar outra coisa?

O medley de músicas próprias dos anos 70 – "Top of the Bill / Steamrock Fever / Speedy's Coming / Catch Your Train" – lembrou a todos de onde a banda veio para servir de introdução a uma fase um pouco mais comercial, incluindo boas canções como "We Built This House", "Delicate Dance" e as indefectíveis baladas "Send Me An Angel" e "Winds of Change", com direito à manjada homenagem "Cidade Maravilhosa", quase que incompreensível.

Banda grande acostumada com festivais imensos deixa o melhor para o final e os alemães coroaram uma noite extraordinária com classicaços: "Blackout" e "Big City Nights", com o arremate no bis com "Still Loving You" e "Rock You Like a Hurricane", tudo em altíssimo astral para fazer com que as pessoas fossem para casa muito mais felizes do que imaginavam.

Não se trata de equilibrar as coisas por conta da magica e intensa apresentaão do Iron Maiden. Depois de uma experiência extraordinária com o grupo inglês de heavy metal, veio bem a calhar o hard rock dos alemães, cadenciado, suingado e muito melódico, tornando a noite ainda mais memorável do que jpa tinha sido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arremate perfeito, os Scorpions esbanjam vitalidade e energia no Rio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts