Topo

Notas roqueiras: Garotos Podres, Plebe Rude, Nervosa, King Crimson...

Combate Rock

04/10/2019 12h06

Mao, dos Garotos Podres (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– É em tempos de crise que o movimento se levanta e a criatividade explode junto com os protestos. Esse costuma ser um mantra aassociado a bandas punks e de hardcore, especalmente aquelas que têm a verve política exacerbada. Quanse todos os músicos da vertente asdmitem que isso pode ser verdade, mas isso não quer dizer que gostem, de uma forma geral, do que estão vendo e sentindo. É o caso de José Rodrigues "Mao" Júnior, vocalista dos Garotos Podres, banda paulista importantíssima e pioneira do punk nacional. Curiosamente, depois de quase 40 anos de carreira e um prolongado processo judicial pelo nome, a banda está vivendo o seu melhor momento nos palcos. Isso e mais algumas pérolas foram ditas à Coluna de Adriana de Barros (clique para ter acesso), do UOL, em entrevista muito interesssante publicada nesta semana. Personagem fundamental do underground do rock nacional, professor universitário de história e militante histórico de causas de esquerda, Mao é uma voz cortante e certeira contra o fascismo e o autoritarismo.

– E a própria Adriana de Barros nos brinda com uma novidade da Plebe Rude, o lançamento do single "Evolução", que traz a participação do ex-jogador e agora comentarista Casagrande. É uma música antiga, composta em 1989, mas só agora resgatada e, como sempre, com um teor político em destaque. A banda nunca perdeu a oportunidade para cutucar as "mazelas nacionais" e criticar a elite político-econômica, sempre abusando da ironia e do sarcasmo. Veja mais cliando aqui.

– Banda ascendente no cenário internacional, o trio paulistano Nervosa, formado por três meninas, é um dos destaques da noite do metal no Rock in Rio, tocando no palco Sunset. É o coramento de uma carreira de muito sacrifício e luta após três CDs e dez anos de estrada. A vocalista e baixista Fernanda Lira deu uma boa entrevista ao site Hedflow onde mostra a importância da ocupação de espaços pelas mulheres na indústria do entretenimento. Clique aqui para ler a entrevista.

– Temos falado bastante de King Crimson, uma das bandas queridas do Combate Rock. O grupo vai tocar pela primeira vez no Brasil, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. É uma das atrações do Rock in Rio, por mais que reconheçamos que ficará deslocada no festival gigante. O baixista Tony Levin, um dos mestres mundiais do instrumento e que toca na banda desde 1981, concedeu uma entrevista rara pra a Folha de S. Paulo. Clique aqui e leia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Notas roqueiras: Garotos Podres, Plebe Rude, Nervosa, King Crimson... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts