Topo

Slayer transforma música extrema em celebração em São Paulo

Combate Rock

03/10/2019 21h00

Henrique Neal – especial para o Combate Rock

Gary Holt em São Paulo, no show do Slayer (FOTO: DAVID MAZZO/DIVULGAÇÃO)

Não era um concerto, foi uma cerimônia. Mais de  mil atenderam ao chamado quando os portões do inferno foram abertos e os devotos lotaram o Espaço das Américas para testemunhar um culto à mais pútrida e extrema das músicas. E foram mais de duas horas de orações.

O Slayer entregou tudo o que prometeu em São Paulo em sua última passagem por aqui, na "Final World Tour". Em nada diminuiu a energia ou a violência sonora. A ideia era arrancar a cabeça de todos os headbangers que testemunharam a fúria insana do thrash metal californiano.

Nem dá para dizer que foi uma prévia da apresentação do palco Sunset, no Rock in Rio, dois dias depois. É incomparável tocar em um palco grande, mas numa casa de shows fechada, e encarar 100 mil pessoas em dos festivais mais importantes que existem. O que o Slayer fez em São Paulo foi inigualável.

Amigos encontraram a banda no dia anterior ao show em um restaurante estrelado da cidade, em um evento promovido pelo chef e cantor de hardcore Henrique Fogaça. Os caras disseram que tinham vindo para arregaçar. E cumpriram a promessa.

Enquanto um monte de bon jovis da vida vêm para fazer o mesmo show de sempre, protocolar e sem muita emoção, uns slayers da vida decidem quebrar tudo e transformar o palco em um verdadeiro inferno, com uma qualidade estupenda e uma vontade absurda.

Conhecida pela sua integridade e pelo comprometimento com a "causa", é de se supor mesmo que nunca mais veremos o Slayer. Com eles não tem esse negócio de parar e depois voltar, cinco anos depois, para pescar alguns tostões.

A violência com que mandaram "World Painted Blood" é a de uma banda que está fazendo o último show de sua vida, como se a performance fosse necessária para evitar  fim do mundo.

E o fim do mundo veio várias vezes, seja em "Postmortem", seja em "Chemical Warfare". Eles até que tentaram fazem com que"South of Heaven" e "Hell Awaits" se transformassem em hinos, mas a violência sonora não deixou.

Slayer não tem hinos, tem explos]oes atômicas que dilaceram cérebros. Como descrever a reação a uma canção como "Raining Blood"? Ou a uma porrada como "Seasons of the Abyss"?

O Slayer honrou a sua história e derramou algumas das mais pungentes e explosivas páginas do metal extremo nesta apresentação em São Paulo.

Não foi um concerto de rock. Foi uma celebração e uma maratona poderosa de violência nunca vista. Que todas as grandes bandas façam o mesmo, com o mesmo poder, quando decidirem por turnês de despedida.

FOTO: COSTÁBILE SALZANO JR)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Slayer transforma música extrema em celebração em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts