Topo

Marshall Allen se apresenta com artistas brasileiros

Maurício Gaia

01/10/2019 22h00

O lendário Marshall Allen chega ao Brasil para uma série de shows dentro da programação do Sesc Jazz. Além disso, ele estará no espetáculo "OUTROS ESPAÇO: SINTONIA CÓSMICO SÔNICA", encontro que reúne, além dele, Danny Thompson, Knoel Scott e Elson Nascimento, membros da Sun Ra Arkestra, dirigida por Allen, e os brasileiros Tulipa Ruiz; Juçara Marçal e Thiago França (Metá-Metá); Rodrigo Brandão; Guilher Granado e Marcos Gerez (Hurtmold); Thomas Rohrer; e Paulo Santos (Uakti).

Marshall Allen (Foto: Divulgação)

Intitulada "Outros Espaço: Sintonia Cósmico Sônica", a série de apresentações visa construir uma experiência singular para cada uma das quatro únicas datas agendadas. Tratam-se de sessões de improviso livre, impossíveis de serem repetidas.

O encontro surgiu graças a uma apresentação que reuniu Marshall e Brandão pela primeira vez, no Moers Festival, na Alemanha, em junho deste ano. Durante o evento, que é considerado um dos festivais mais antigos e prestigiados da Europa, também se apresentaram muitos dos artistas que irão participar dos shows no Brasil, e que fizeram parte do disco "Outros Barato", estreia de Brandão.

A sinergia entre os dois foi forte o suficiente para ganhar a primeira página do jornal local no dia seguinte, e gerar essa próxima onda, ampliando agora o leque com a participação de membros das suas respectivas gangues artísticas. Juntos, somam doze pessoas no palco.

Sun Ra Arkestra e o Afro-Futurismo

A Arkestra é um coletivo musical criado por Herman Poole Blount, compositor e pianista de jazz, nascido em 1914. Circulando na cena de jazz de Chicago, ele mudou seu nome para Le Sony'r Ra, ou apenas Sun Ra (de Ra, o deus egípcio do sol).

Sun Ra dizia ser um anjo vindo de Saturno e suas criações musicais misturavam o avant gard jazz com experimentações eletrônicas. Nos palcos, além de uma formação variável de músicos, os concertos tinham a presença de dançarinos e roupas futuristas mas que faziam diálogo com o Egito Antigo, sendo considerado um dos pioneiros do afrofuturismo.

Sun Ra morreu em 1993, porém a Arkestra continua na ativa, sob a direção de Marshall Allen, hoje com 95 anos de idade, e que atuava como sideman de Sun Ra desde os anos 1950.

SERVIÇO

Outros Espaço: Sintonia Cósmico Sônica

03/10, quinta, às 20h30 – SESC BAURU
Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia, Bauru

04/10, sexta, às 20h00 – SESC SÃO CARLOS
Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos, São Carlos

05/10, sábado, às 20h30 – SESC RIO PRETO
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal, São José do Rio Preto
* a cantora Juçara Marçal não estará presente nesta apresentação.

06/10, domingo, às 18h00 – SESC BOM RETIRO
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo

Na Internet:
http://www.sescsp.org.br

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marshall Allen se apresenta com artistas brasileiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts