Topo

King Crimson não para e lança megacaixa ao vivo com 5 CDs

Combate Rock

25/09/2019 06h34

Marcelo Moreira

Assim como a vinda de The Who foi o grande golaço da edição 2017 do Rock in Rio, o nome maior e mais esperado deste ano, para quem rock é King Crimson, a maravilhosa banda inglesa de rock progressivo.

Curiosamente, a banda é assídua frequentadora de Buenos Aires (argentina), mas nunca tocou no Brasil em 50 anos de carreira. Seu líder, o guitarrista Robert Fripp, de 71 anos, pisou apenas uma vez aqui, no começo dos anos 2000, em turnê com G3, ao lado de Joe Satriani e John Petrucci (Dream Theater).

King Crimson tocará no Rock in Rio no dia 6 de outubro no Palco Sunset. Dois dias antes, será a atração principal no Espaço das Américas, em São Paulo.

A vinda ao Brasil faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação da banda. Além disso, desde o ano passado o baú de raridades do grupo está aberto. Até agora já foram reeditadas várias caixas de material raro e ao vivo, além do lançamento, a cada duas semanas, de singles com outra variedade de sons, a série "KC 50". Lançados virtualmente, já está no volume 37.

Entretanto, um pacote especial chegou ao mercado no finzinho de setembro e registra boa parte dos shows realizados desde a terceira volta da banda, ocorrida em 2013.

"Audio Diary 2014-2018" traz, em cinco CDs, vários trechos de apresentações do período mencionado, com material raro e ate inédito ou nunca tocado ao vivo. E são poucas as coisas repetidas, já que o King Crimson lançou desde 2016 dois CDs duploes e um triplo com shows completos em Toronto (Canadá), Chicago (EUA), Cidade do México e Viena (Áustria).

A caixa é divina, pois o material é uma recriação quase perfeita do repertório mágico de 50 anos. Com três bateristas, esta é provavelmente a melhor e mais poderosa formação do King Crimson, em que pese a genialidade de músicos que passaram por lá nos anos 70, como Bill Bruford (bateria), Greg Lake (baixo e vocais), John Wetton (baixo e vocais) e Boz Burrell (baixo e vocais), entre outros.

Davaos cinco CDs, o quarto é o que chama mais a atenção. Gravado em vários locais em 2017, faixas raras e praticamente nunca executadas ao vivo, além de uma versão poderosa de "Heroes", de David Bowie. Fripp foi um colaborados assíduo do cantor inglês no final dos anos 70 e fez algumas das guitarras da gravação original da música.

Se juntarmos a reedição da caixa ao vivo "Epitaph", a caixa "Audio Diary" e os 37 singles "KC 50", para não falar dos relançamentos virtuais de todos os discos da carreira, o pacote vai esfolar os bolsos dos colecionadores e fãs. Nunca a tecnologia foi tão reverenciada por aficionados de rock como agora.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

King Crimson não para e lança megacaixa ao vivo com 5 CDs - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts