Topo

30 anos do álbum ‘Dr. Feelgood’, o de maior sucesso do Mötley Crüe

Combate Rock

08/09/2019 07h01

Do site Roque Reverso

Setembro de 2019 marca os 30 anos do lançamento do disco "Dr. Feelgood", do Mötley Crüe. É o quinto álbum de estúdio da banda norte-americana.

"Dr. Feelgood" marca um período no qual o pesado e famoso histórico de drogas da banda vinha ameaçando fortemente a criatividade dos músicos, a ponto de membros se internarem em clínicas para uma reabilitação.

A decisão foi sábia e acertada, já que o álbum foi simplesmente o maior sucesso comercial da história do Mötley Crüe, com mais de 6 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

Para muitos fãs e críticos, "Dr. Feelgood" atingiu este patamar justamente por ser o melhor disco da banda.

A despeito de os quatro álbuns anteriores do grupo terem cada um importância gigante para a consolidação da carreira do Mötley Crüe, "Dr. Feelgood" traz uma banda mais madura e com um som poderoso.

O disco anterior "Girls, Girls, Girls", de 1987, havia trazido o grupo para um som menos pesado que, por exemplo, o poderoso "Shout at the Devil" (1983), o segundo disco da carreira. "Dr. Feelgood" trazia não só um peso maior, mas algo mais encorpado.

Para alguns, boa parte desta mudança tem ligação com a produção do álbum, feita por ninguém menos que Bob Rock, famoso em maior escala por ter produzido anos depois o clássico "Black Album", do Metallica.

Diz a lenda que foi justamente a qualidade da produção e do som de "Dr. Feelgood" que fez com que o baterista Lars Ulrich, do Metallica, tomasse a decisão certeira de convidar Bob Rock para produzir um disco do Metallica.

De fato, a qualidade em "Dr. Feelgood" é coisa de profissional no nível mais alto. Vale lembrar que estamos no final da década de 80 e que, ouvindo o disco ainda em 2019, chama muito a atenção a produção bem feita.

Vince Neil (vocal), Mick Mars (guitarra), Nikki Sixx (baixo) e Tommy Lee (bateria e percussão) também têm grande mérito, já que mostram querer fazer algo grandioso.

Bob Rock chegou a relatar dificuldades para lidar com os músicos, mas conseguiu tirar deles o melhor.

Chama a atenção logo de cara a faixa-título. Quem se lembra da estreia do clipe na MTV sabe o impacto que aquela verdadeira paulada sonora causou nos amantes do rock pesado.

Mesmo aqueles que torciam o nariz para o passado hard rock/glam recente do disco "Girls, Girls, Girs" tiveram que dar o braço a torcer e chegaram à conclusão que aquele era um excelente carro-chefe para o disco.

Outro destaque do álbum é "Kickstart My Heart", ainda mais pesada que a faixa título e melhor. "Same Ol' Situation (S.O.S.)" e "She Goes Down" também trazem o grupo num estágio elevado de qualidade, trazendo aquele rock pesado que agrada os fãs de boa parte das vertentes do heavy metal e do hard rock.

Importante citar que o vocalista Steven Tyler, do Aerosmith, faz uma participação nos backing vocals da faixa "Sticky Sweet".

"Dr. Feelgood" foi o último álbum do vocalista Vince Neil na sua primeira passagem pelo grupo. Ele ainda participaria da coletânea "Decade of Decadence", que tem a ótima e então inédita "Primal Scream", mas seria substituído por John Corabi no disco "Mötley Crüe", de 1994. Neil só voltaria a gravar um álbum de estúdio com o Mötley Crüe em "Generation Swine", de 1997.

"Dr. Feelgood" conseguiu levar a banda para o topo das paradas na Billboard 200 na América do Norte.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

30 anos do álbum ‘Dr. Feelgood’, o de maior sucesso do Mötley Crüe - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts