Topo

Rápido panorama do metal nacional - 31

Combate Rock

26/08/2019 06h40

Marcelo Moreira


– Tears öf Rage – O heavy metal tradicional puro predomina aqui. Sem arroubos de criatividade, o grupo parece descontraído e relaxado nas músicas registradas no álbum aotointitulado, e isso fica patente na produção enxuta. Talvez para se livrar da pressão da gravação do que parece ser o primeiro álbum do grupo, tudo soa uniforme demais, o que é diferente de soar homogêneo. É mais um grupo em busca de identidade própria, mas que leva à frente com competência as explícitas influências de Judas Priest, Iron Maiden e Dio.

– Reattor – Grupo paulista novato, mas integrado por veteranos da cena, lançam o EP autointitulado com um thrash metal sem novidades, mas bastante vigoroso. As guitarras bem timbradas e gravadas são o destaque, especialmente na faixa "Primavera Nuclear". O grupo ainda não decidiu se vai apostar em canções em inglês ou português – o EP traz uma mistura de músicas nestas línguas. Talvez uma definição rápida nesta questão evite problemas no futuro.

– Great Vast Forest – Black metal putr e sem concessões. Não é nada original, mas a competência fica evidente em todo o álbum "From he Dark Times to the Black Metal Legions". A todo mundo tem-se a impressão de que estamos em pleno inverno norueguês polar, com frio glacial e escuridão total – mérito para os músicos tropicais que possivelmente jamais pisaram no norte da Escandinávia. "Brave Blood Hero" é seu tom épico é a faixa mais interessante.

– Brado – Banda paulistana surpreendente neste 2019. Faz um som maduro em "We Are", coleção de dez canções que resumem bem a carreira de músicos veteranos. O som é moderno, mas há recaídas para o velho e bom heavy tradicional oitentista. As referências são as melhores possíveis, principalmente nas canções "Gimme a Reason" e "Calling You". É um dos bons álbuns nacionais deste ano.

– Corram Para as Colinas – Parece hardcore, mas não é. Parece groove metal, mas também nao é. Flerta com o metalcore, mas descamba às vezes para o thrash e para o punk. Essa banda paranaense atirou para vários lados e acertou bastante coisa. Alguém aí ouviu menção a Raimundos? Ou Project46? Escute a boa "Vida Torta" e a interessante "Pedras" para ter a exata noção da diversidade sonora do grupo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - 31 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts