Topo

‘Mother’s Milk’, do Red Hot Chili Peppers, chega aos 30 anos

Combate Rock

23/08/2019 06h41

Flavio Leonel – do site Roque Reverso

O álbum "Mother's Milk" completou 30 anos de seu lançamento nesta sexta-feira, dia 16 de agosto de 2019. Quarto disco da carreira do Red Hot Chili Peppers, o álbum é o primeiro da formação considerada clássica da banda norte-americana.

Foi neste disco que o guitarrista John Frusciante e o baterista Chad Smith chegaram ao grupo para se juntar aos membros fundadores: o vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea.

Frusciante e Smith foram os escolhidos para substituir, respectivamente, o guitarrista Hillel Slovak e o baterista Jack Irons. Slovak faleceu em junho de 1988 após uma overdose de heroína. Irons, devastado como o restante da banda, preferiu sair após a morte do colega.

A mudança forçada na formação do Red Hot aconteceu logo após o grupo fazer relativo sucesso com a crítica no álbum "The Uplift Mofo Party Plan", de 1987, que rendeu hits, como "Fight Like a Brave" e "Me & My Friends".

A despeito da perda devastadora com a morte de Slovak, a vinda de Frusciante foi fundamental para uma mudança no som do grupo. Considerado um guitarrista dedicado, estudioso e de grande qualidade, ele trouxe elementos de composição até então não vistos com o Red Hot antes do "Mother's Milk".

Com harmonias e estruturas musicais mais complexas, Frusciante trouxe uma melodia mais rica ao grupo. Somando sua grande qualidade ao sensacional baixo de Flea, a uma pegada forte da bateria de Chad Smith e ao vocal energético de Anthony Kiedis, o guitarrista foi fundamental para o Red Hot encontrar uma cara definitiva, que estouraria assustadoramente nas paradas mundiais com o disco seguinte, o essencial "Blood Sugar Sex Magik", de 1991.

"Mother's Milk" pode, para alguns, ser inferior musicalmente a "Blood Sugar Sex Magik", mas foi com ele que o Red Hot encontrou sua marca, presente até os dias atuais.

Tal qual o Faith No More despontou meses antes, com o clássico "The Real Thing", do meio underground do heavy metal/rock alternativo para o estrelato pop movido a clips da MTV, o Red Hot também traçou um caminho parecido, mas não tão avassalador no "Mother's Milk".

Nos álbuns anteriores, o Red Hot ainda tinha um público mais restrito ao rock alternativo e ao heavy metal. A partir do "Mother's Milk", a exposição diária de dois clipes específicos na MTV em todo o planeta fez a banda romper barreiras.

As músicas "Higher Ground" e "Knock Me Down" foram os cartões de visita perfeitos para quem ainda não conhecia a banda passar a apreciá-la.

A primeira, cover do gigante Steve Wonder, ganhou elementos poderosos do baixo de Flea e os acordes bacanas de Frusciante. A segunda, que é uma homenagem ao falecido Slovak e retrata um cenário desamparado do viciado em drogas, tem uma pegada mais pesada, sem deixar de ser melodiosa em vários trechos.

Ambos os clipes contaram com direção de Drew Carolan e foram gravados bem antes do lançamento do disco, com baixo orçamento. "Higher Ground" traz um cenário oposto ao do clipe de "Knock Me Down", já que é grandioso, alegre e exuberante, empolgando o público com cores, efeitos e a mistura do funk e o rock. "Knock Me Down", por sua vez, traz a banda pulsante e pesada, num cômodo isolado de uma casa abandonada.

Obviamente, o disco não se resume às duas faixas, mas foram principalmente elas que arrastaram novos fãs para conhecerem o "Mother's Milk" e o Red Hot.

A faixa inicial do disco, "Good Time Boys", por exemplo, também tem qualidade acima da média e mereceu ser lançada como single. Outros singles do álbum foram "Taste the Pain", "Subway To Venus" e "Stone Cold Bush".

"Fire", de Jimi Hendrix, é a outra música cover do disco, mas sempre empolgou mais ao vivo com o Red Hot e não chegou a causar a mesma repercussão gerada pela cover "Higher Ground".

"Mother's Milk" ainda reserva uma faixa instrumental de alta qualidade: "Pretty Little Ditty" traz uma bela combinação entre a guitarra de Frusciante e o baixo de Flea, que ataca também de trompete, como também faz em "Taste the Pain" e na faixa "Subway to Venus".

Vale mencionar também as porradarias vistas nas músicas "Nobody Weird Like Me" e "Punk Rock Classic", que chega a ter no final o acorde introdutório clássico de "Sweet Child o' Mine", do Guns N' Roses.

Com produção de Michael Beinhorn, com quem Frusciante discutiu várias vezes durante o processo de gravação, o "Mother's Milk" ultrapassou as 5 milhões de cópias vendidas e superou os três álbuns anteriores do Red Hot somados.

Em 2003, o álbum foi relançado com todas a faixas remasterizados e mais seis faixas bônus, uma delas a excelente instrumental "Song that Made Us What We Are Today", em versão demo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

‘Mother’s Milk’, do Red Hot Chili Peppers, chega aos 30 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts