Topo

Morre Art Neville, fundador dos Meters e Neville Brothers

Combate Rock

23/07/2019 21h41

Eugênio Martins Junior – do blog Mannish Blog 

Na segunda-feira, dia 22 de julho, 46 dias após a morte de Dr. John, um dos pilares de música de Nova Orleans, morreu o tecladista e cantor, Art Neville, cofundador dos The Meters e Neville Brothers. 

Conheci a arte de Art Neville quando os discos do Neville Brothers chegaram ao Brasil nos anos 80. 

Não eram discos comuns. A mistura do jazz com o funk, a soul music, o pop, o rock e, principalmente, o engajamento político das letras de Yellow Moon (1989) e Brother's Keeper (1990), mostraram ao mundo que o jazz de New Orleans estava mais vivo do que nunca.

E abriram a mente da audiência para os novos rumos da música feita na cidade/porto, que por séculos foi a porta de entrada de estrangeiros da Europa e da África.

Os irmãos Neville, Art, Charles, Cyril e Aaron, fazem parte da tradição de famílias muspcais da cidade e estavam na lida desde os anos 60, mas Art foi o primeiro dos irmão a gravar um disco, em 1954, quando sua banda do ginásio, Hawketts, lançou Mardi Gras Mambo.

As carreiras solos dos irmãos sempre correram paralelas até o advento Neville Brothers, mas Art Neville chegou a liderar uma das bandas mais legais de New Orleans, os afamados The Meters.

Recentemente foi vítima de um AVC que o deixou com problemas de mobilidade. Em 2018, quando os Meters receberam um prêmio pelo conjunto da obra, Art não pode comparecer na cerimonia e no fim do ano anunciou sua aposentadoria.

Art Neville morreu em casa, ao lado da família. A causa não foi divulgada.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Art Neville, fundador dos Meters e Neville Brothers - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts