Topo

Um rápido panorama do primeiro dia do Rio das Ostras Jazz and Blues

Combate Rock

21/06/2019 16h52

Eugênio Martins Junior – do blog Mannish Blog

Vox Sambou

Após 13 anos ainda estou aqui em Rio das Ostras cobrindo o festival de jazz e blues realizado pelo Stênio e sua equipe da Azul Produções.

O festival que passou por altos e baixos no últimos anos – e quem não passou? – mas aos poucos vem voltando ao seu tamanho normal, com todos os palcos.

O Rio das Ostras Jazz e Blues (ROJB), chegou a ser interrompido em 2017, auge do acirramento ideológico entre os esquerdas e direitas do Brasil, como se a cultura pudesse se abrigar em algum desses cantos.

O fato é que quando a Lei Rouanet e os artistas passaram a ser apontados pelos próprios corruptos como a origem de todos os males do país, o cultural foi um dos setores mais afetados.

Em 2018 o ROJB voltou fraco, mas marcou o território com algumas atrações distribuídas em poucos palcos e com a maioria das atrações caseiras. Não que isso seja ruim, muito ao contrário, é que o festival se notabilizou justamente pela mistura entre o som brasileiro do jazz e blues e o som dos gringos.

O festival, que sempre aconteceu no feriadão de Corpus Cristi, começava na quarta-feira para terminar no domingo, só que esse ano a quarta foi tirada para que o palco mais charmoso do evento voltasse, o da Praia de Tartaruga.

A edição 2019 foi inaugurada às 10h15 do dia 20 de junho com a Mo'zar Jazz Band, na Concha Acústica da Praça São Pedro.

A banda que coloca 15 músicos em cima de um palco, a maioria de jovens com menos de 18 anos, vem das Ilhas Maurício e é mantida exclusivamente com doações. Segundo o Stênio, a própria banda entrou em contato com ele pedindo para vir ao Brasil e participar do festival.

O som da molecada é uma mistura do sega, som tradicional das Ilhas com o jazz tradicional, eles classificam como sega jess.

Alternando temas próprios com clássicos do jazz, como Cantaloup Island, por exemplo, a molecada não fez feio. Óbvio que estão todos em formação e isso fica claro em cima do palco, mas também é isso que encanta. Eles fazem um som honesto e com muito solos jazzísticos. Quem dera as nossas escolas estimulassem isso por aqui.

O segundo show foi com os caras que estão acostumados a tocar por aqui, Flávio Guimarães, ele mesmo, o maior gaitista de blues do Brasil, fundador da banda Blues Etílicos, com o trio Blues Groovers do Otávio Rocha (guitarra), Beto Werther (bateria) e Cesar Lago (baixo) e a participação do Fernando Magalhães.

Flavio Guimarães e Blues Grooves

O set de clássicos do blues, entre eles Crazy Mixed Up World, e temas de Charlie Musselwhite, Gone Too Long, levantou as massas no palco da Lagoa do Iriry.

É preciso ter em mente que quem estava no palco era a nata do blues brasileiro, não mencionei, mas Rocha e Werther também integram a Blues Etílicos, maior banda de blues aqui no brasa e o Fernando revezava com o Frejat os solos de guitarra da maior banda de rock do Brasil por um bom tempo, o Barão Vermelho.

O trombonista e arranjador Serginho Trombone é uma instituição no instrumento. Emprestou seu talento ao Tim Maia, Luiz Melodia e Ed Motta. Em carreira solo, trilhou o caminho do jazz instrumental que apresentou ontem no palco da Praia da Tartaruga que voltou à cena.

É preciso dizer que a decisão da prefeitura, ou dos bombeiros, de interditar a área em frente ao palco, na parte das pedras, deixou a platéia longe dos artistas e muito P da vida.

Houve vaias em várias ocasiões. Por que foram colocadas faixas, grades e agentes da defesa civil se não havia a disposição de liberar a entrada da galera.

O clima estava bom e a maré um pouco revolta, mas nada perto do que já vi em outros anos, com as ondas subindo nas pedras e atravessando por baixo do palco. Sei lá, meio broxante. Assim como o atraso ao subir ao palco, o show atrasou em quase quarenta minutos.

Serginho é demais, sua banda manda um jazz de alto nível. Entenda-se jazz brasileiro, com groove e samba embutidos, que fazem bem aos quadris e ouvidos. Saí um pouco antes do final pra descansar para a primeira noite e… dormi demais.

Macahiba Jazz

Vox Sambou nasceu no Haiti, mas por problemas políticos partiu com sua família para o Canadá onde está baseado até hoje. Foi para estudar, mas a música bateu mais alto no coração.

E no exato momento em que a população do Haiti protesta nas ruas contra a corrupção e a mídia mundial faz questão de ignorar, Vox Sambou sobe ao palco principal do ROJB e manda seu recado de resistência.

Suas plataformas são o afrobeat, reggae e o rap com a poesia escrita em francês, inglês, espanhol e português. Junte a isso a mistura de nacionalidades dos músicos, dois brasileiros três canadenses e a cantora Malika Tirolien, vinda de Guadalupe, e tem-se um som que aponta para o futuro.

O afrofuturismo, como gosta de dizer o meu amigo DJ Lufer. A base é o Petro, a forma de expressão haitiana ouvidas em My Rythmn e Tout Moun, som explosivo que encerrou a gig.

A banda, André Sampaio (guitarra) Pit de Souza (baixo), Vinicius Chagas (sax), Malika (voz), Jean Daniel (bateria), David Ryspan (teclado) e Modibo Keita (sax), esse remanescente de um projeto social tocado pelo próprio Sambou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um rápido panorama do primeiro dia do Rio das Ostras Jazz and Blues - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts