Topo

Roger Daltrey homenageia os 50 anos de 'Tommy' com CD orquestral

Combate Rock

17/06/2019 07h05

Marcelo Moreira

Os integrantes da banda The Who começam as comemorações do cinquentenário do lançamento do álbum que tornou a banda inglesa famosa em todo o mundo. "Tommy" marcou época como a principal ópera-rock da história, além de ter sido a primeira, de fato.

O cantor Roger Daltrey acaba de lançar "The Who's Tommy Orchestral", CD ao vivo que reproduz na íntegra o álbum duplo lançado em 1969, uma das obras máximas do compositor Pete Townshend, o guitarrista e líder da banda.

É a repetição da turnê que o cantor empreendeu entre 20109 e 2010, quando Townshend decidiu que não iria sair  para tocar com o Who. Irritado, Daltrey montou uma banda e quis fazer o seu próprio tributo a "Tommy", que então completava 40 anos de seu lançamento.

Dois anos depois, era a vez do Who fazer a sua própria homenagem, com Townshend aceitando fazer nova turnê. Um showgravado em Londres foi lançado em, 2013 com o registro daquela versão ao vivo de "Tommy".

Aparentemente, o Who não deverá mais subir aos palcos após o final da turnê "Hit 50", encerrada no ano passado e que passou pelo Brasil em 2017.

A banda deve lançar ainda neste ano um CD de músicas néditas, que deve ser o último da carreira, mas Daltrey não quer saber de parar, ao mens por enquanto.

Com a banda de apoio do Who, o cantor encarou novamente a estrada para reproduzir "Tommy" em apresentações nos Estads Unidos e na Europa no final do ano passado.

É um lançamento importante, mas nada demais em relação aos demais que tivera a ópera-rock como tema. Desta vez, a banda de Daltrey contou com o apoio de orquestras locais para dar um molho a mais, sempre com o maestro Keith Levinson como condutor. As gravaões ocorreram ao vivo em Budapest (Hungria) e Nova York.

Chama a atenção a performance emotiva de Daltrey, um homem que aos 75 anos de idade demonstra um amor incondicional à música e à profissão.

Aquele que já foi o melhor vocalista de rock de todos os tempos, ao lado de Mick Jagger (Rolling Stones) e Freddie Mercury (Queen), está bem longe de seus melhores dias, mas dignifica em cada segundo e cada nota a sua notável carreira.

A voz está mais rouca, perdeu parte da força, mas a interpretação é sublime diante do esforço e da magnitude da obra de Townshend. Mais do que uma homenagem a "Tommy", o novo lançamento é um tributo à história do rock.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Roger Daltrey homenageia os 50 anos de 'Tommy' com CD orquestral - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts