Topo

In-Edit 2019 traz bons documentários e shows de Nação Zumbo e Pin Ups

Combate Rock

13/06/2019 17h00

Do site Roque Reverso

O festival In-Edit chega em 2019 à sua 11ª edição, já consolidado como uma grande vitrine para a efervescente produção de documentários musicais. Para este ano, foram selecionados 57 títulos nacionais e internacionais, sendo a grande maioria inédita no Brasil.

O evento acontece na cidade de São Paulo de 12 a 23 de junho e traz bons documentários sobre o rock, além de pocket shows interessantes, como os das bandas veteranas Nação Zumbi e Pin Ups.

A Nação Zumbi aparece no In-Edit 2019 em uma sessão exclusiva para o festival com a exibição do documentário inédito "Rádio S.Amb.A.Doc", dirigido por André Almeida.

O filme traz imagens de arquivo das gravações do disco "Rádio S.Amb.A" e uma viagem ao centro do mangue atual com lugares, personagens e paisagens do Recife mencionados no disco.

Há também depoimentos de todos os envolvidos na criação e produção do álbum.

Para celebrar a première do documentário e o 20º aniversário de lançamento do disco, o primeiro sem Chico Science, a banda faz uma apresentação para o festival no dia 13 de junho, no Cine Joia.

O veterano grupo Pin Ups aparece no In-Edit 2019 no documentário "Guitar Days – An Unlikely Story of Brazilian Music", de Caio Augusto Braga. O filme retrata a cena alternativa do Brasil dos Anos 90, contando com imagens de arquivo e depoimentos de integrantes de bandas daquela cena, como o próprio Pin Ups, o Killing Chainsaw e o Mickey Junkies, entre outros.

O documentário poderá ser visto em três locais diferentes no In-Edit, sendo que, no Centro Cultural São Paulo, no dia 22 de junho, haverá o pocket show com o Pin Ups na Sala Adoniran Barbosa.

Entre os destaques internacionais, há documentários sobre grandes nomes do rock, como Joan Jett, New Order e Elvis Presley.

"Bad Reputation. A documentary about Joan Jett", de 2018, traz o filme com a menina que formou o lendário The Runaways, mas que também se tornou uma lenda do rock respeitada não somente pela música como pelo seu lado ativista e de dona de gravadora.

"New Order: Decades", de 2018, mostra o processo de criação do show So It Goes – uma série de cinco concertos produzidos originalmente para o Festival Internacional de Manchester em uma parceria entre o New Order, o maestro Joe Duddell e o artista visual Liam Gillick que foram executados estrategicamente lugares diferenciados.

"The King", de 2017, traz nada menos que o grande Elvis Presley como metáfora definitiva do "sonho americano" e também de seus desenganos. O premiado diretor Eugene Jarecki, conhecido por seus documentários políticos, convida músicos, atores, jornalistas e gente comum para subir a bordo do Rolls Royce do astro para fazer um paralelismo entre a história e o caráter de um país, que naquele momento começa a se adentrar na era Trump, e a trajetória do Rei do Rock.

Ethan Hawke, Alec Baldwin, Mike Mayers, Rosanne Cash, Chuck D, Greil Marcus entre tantos outros embarcam neste road-movie atípico. Um filme que analisa a grandeza e as misérias de uma nação referência e de um ícone pop que nunca foi visto desta forma.

Além destes três importantes exemplos, há também documentários sobre o rock que mostram o Suede, o Agnostic Front e a cena de boy bands, que fala também de Beatles.

Fora do rock, há inúmeros documentários interessantes, com nomes como Miles Davis, Alceu Valença e sobre o rap feminino.

Programação Online gratuita

Este ano, o In-Edit oferece ao público de todo o Brasil a oportunidade de assistir a alguns dos filmes da programação à distância, através do serviço de streaming da Spcine, o Spcine Play.

A partir do dia 13 de junho, 16 títulos da 11ª edição do Festival, entre filmes de longa e curta metragem, estarão disponíveis para acesso inteiramente gratuito.

A programação online inclui a série "História Secreta do Pop Brasileiro", em duas partes, os longas "Canções em Pequim", "Segue o Baile – Bixiga 70" e "We Need Songwriters" e os curtas "Beat é Protesto", "Feito por Elas" e "Poesia Azeviche", entre outros.

Para conferir toda a programação online, basta acessar: www.spcineplay.com.br

Realização, apoio, patrocínio e site oficial

O In-Edit Brasil é uma realização da In Brasil Produção Cultural, do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania.

O evento tem patrocínio da Usina Colombo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultural, e copatrocínio da Spcine e da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura. E parcerias com a Matilha Cultural e a Cinemateca Brasileira.

O site do evento que traz toda a programação está no seguinte endereço de internet: http://www.in-edit-brasil.com

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

In-Edit 2019 traz bons documentários e shows de Nação Zumbo e Pin Ups - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts