Topo

A vida de Elton John fica menos exuberante em 'Rocketman'

Combate Rock

31/05/2019 06h55

Marcelo Moreira

Uma boa ideia executada com pretensões artísticas elevadas, mas que não levou em conta o grande público. E assim muita gente ficará com imensas dúvidas a respeito de uma figura tão fascinante como Elton John.

"Rocketman" é uma superprodução que pretende pegar carona no enorme sucesso de "Bohemian Rhapsody", que rendeu o Oscar a Rami Malek como Freddie Mercury, o vocalista do Queen. Tem condições para isso, mas será uma longa e pedregosa caminhada.

O filme tinha tudo para crescer e ter desempenho estonteante nas bilheterias e entre os críticos, mas uma certa indecisão a respeito de roteiro e direção pode colocar poer terra essa pretensão de superar os conterrâneos do Queen: é um musical ou uma cinebiografia? O que é real e o que é ficção?

Ao embaralhar as coisa e tentar uma abordagem mais artística da vida louca e movimentada de Elton John, o diretor Dexter Fletcher tentou cravar seu nome como um profissional que tem estofo para fazer um filme autoral, ainda que parte do público possa ficar a ver navios.

Um dos méritos de "Bohemian Rhapsody" é lidar com um roteiro menos frenético e mais dramático, envolvendo uma história perfeita para o público norte-americano, que é a ascensão e a redenção de artistas/heróis, ainda que os produtores tenham tomado licenças poéticas para mexer em um enredo com muitas brechas.

Fletcher optou por uma abordagem cinematográfica diferente, com uma narrativa nem sempre cronológica e usando as músicas de Elton John e Bernie Taupin, o letrista e grande amigo, para ilustrar algumas passagens da vida do cantor e pianista, mesmo que em forma de dança.

Diante desta opção, o espectador que desconhece a história de Elton John e que não tenha lido o livro "Captain Fantastic", de Tom Doyle (editado no Brasil no ano passado) sofrerá um pouco para entender como o menino gorducho e desprovido de charme encarou o desprezo do pai e o assédio moral da mãe para subir ao palco e penar por cinco anos em bandas de rock e blues até se tornar o grande astro mundial.

O livro serve de basepara a maior parte do roteiro, mas o diretor Fletcher subaproveitou informações relevantes sobre o caráter e o comportamento de Elton John que certamente aumentariam a carga dramática do filme.

Com a estética de musical do tipo Broadway ficaria realmente difícil aprofundar as questões psicológicas marcantes que determinaram a transformação de Reginald Dwight em Elton John.

Os números de dança e coreografia tentam mostrar de forma esplendorosa a transformação, mas apenas lançam névoa sobre as cascatas emocionais que envolveram a vida do artista.

Afinal, quem é Elton John? É o espalhafatoso artista mergulhado nos excessos da vida nos palcos? É a superação do menino tímido que tocava piano ao lado de Long John Baldry e Rod Stewart? Ou é o venerado superstar exposto nas letras do amigo Taupin, numa tentativa de associar algumas passagens importantes da trajetória do cantor às canções?

"Rocketman" entrega menos do que poderia em relação a um personagem fascinante. Não atinge um clímax e não oferece um bom retrato do artista enquanto força gigantesca do rock e do show business.

Será que as intervenções do verdadeiro Elton John, interpretado de forma competente por Taron Egerton, foram suficientes que o resultado tivesse esse "desvio", tornando a fita menos fulgurante.

A sensação de que o filme poderia ser bem mais do que é não transforma o programa em um mico. É possível se divertir com a produção competente e as atuações caprichadas dos atores, mas as comparações com "Bohemian Rhapsody" sao inevitáveis. É uma grande homenagem a Elton John, mas sua história merecia um tratamento menos bombástico e mais fiel à realidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A vida de Elton John fica menos exuberante em 'Rocketman' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts